Poeta João José da Silva – Síntese biográfica

João José da Silva (24/06/1922 – 1997)

João José da Silva nasceu na cidade de Vitória de Santo Antão em 24 de junho de 1922. Filho de agricultores, ainda criança, a sua verve de poeta aflorou. No entanto, devido às minguadas posses dos seus genitores, teve que abandonar os estudos para só retornar na meia idade através dos próprios esforços. Nessa ocasião é que mostra a sua influência na literatura de cordel no que diz respeito à sua capacidade de  compor e editar.

O blog acordacordel descreve sua vocação infantojuvenil. “Aos 10 anos de idade já improvisava versos para seus amigos e conhecidos… em 1947 se tornou profissional da poesia, escrevendo então seu primeiro livro em versos, O macaco misterioso”.

Sua vida de poeta foi marcada pela produção de mais de 164 peças, dentre elas as mais procuradas são “O macaco misterioso” e “A fera de Petrolina”.

Durante o tempo que viveu em Recife /PE, aliou a chefia da família com o trabalho na área de literatura de cordel na tipografia de Luzeiro do Norte, editora que também publicou seus folhetos “A condessa Rosa Negra, A fera de Petrolina e O caçador sertanejo”. Ali se manteve até o início dos anos 1970.

 A fera de Petrolina

 

 Há certos anos atrás

Na cidade Petrolina

Existia um desordeiro

De uma força tão ferina

De ninguém poder topar

Sua munheca assassina.

 

Eram um sujeito gigante

De uma grossura estupenda

Tinha força em cada braço

De parar uma moenda,

Brigava todos os dias

Lá na porta  de uma venda

Faleceu em 1997 na cidade onde viveu a maior parte de sua vida, para ampliar, publicar sua obra e criar os seus filhos: Recife.

FONTES CONSULTADAS

CORDEL atemporal.  Dicionário básico de autores de cordel. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot. com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 22 out. 2014.

RECANTO das letras. Grandes autores da Literatura de Cordel. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cordel/1482607>. Acesso em: 22 out. 2014.

A FERA de Petrolina. [S.l.]: Editora Luzeiro, [20?]. Disponível em: <http://www.editoraluzeiro.com.br/cordeis/96-a-fera-de-petrolina-luzeiro.html>. Acesso em: 22 out. 2014.

PERFIS biográficos. [S.l.]: Editora Luzeiro, [20?]. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/janela_perfis. html>. Acesso em: 22 out. 2014.

MESTRES do cordel João José. [S.l.]: Editora Luzeiro, [20?]. Disponível em: <http://acordacordel.blogspot.com.br/2013/08 /mestres-do-cordel-joao-jose.html>. Acesso em: 22 out. 2014.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s