Poeta Varneci Santos do Nascimento – Síntese biográfica

Varneci Santos do Nascimento 

Varneci Santos do Nascimento, ou simplesmente Varneci Nascimento, é filho de Alôncio Chaves do Nascimento e Rita Evangelista dos Santos. Conheceu a arte do cordel em seu próprio lar, através de seu pai, que sempre lia os cordéis e fazia os repentes em família, motivando o gosto de Varneci por esta encantadora forma de versejar.

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Varneci, além de historiador, é escritor, cordelista e palestrante, proferindo palestras sobre a arte do cordel.  Inclusive, o autor utiliza em suas apresentações os recursos do stand-up para aproximar e estimular os jovens a lerem este gênero literário. Varneci Nascimento pode ser considerado um verdadeiro semeador da arte do cordel, pois se dedica a divulgar esta arte em escolas, saraus, universidades etc.

Haurélio (2011) salienta que este autor é considerado como uma verdadeira revelação da poesia popular. Assim como outros poetas, Varneci acredita que o cordel pode e deve ser usado como instrumento paradidático na educação brasileira, estimulando a leitura nos estudantes. É autor de mais de 200 obras escritas em cordel sobre as mais variadas temáticas, inclusive muitos de seus cordéis versejam sobre histórias bíblicas.

Foi classificado em 5º lugar no Concurso Nacional de Cordel promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e em 2ª colocação em outro concurso na Bahia, com o romance O Amor Vence o Racismo.

Em 2001, a pedido da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, escreveu o cordel Paulo Freire: Um Educador Diferente, para a abertura da semana Paulo Freire.

O poeta teve uma de suas obras publicadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o livro intitulado: Jorge Amado: o Amado do Brasil. Esta obra lhe rendeu uma carta de agradecimento da escritora Zélia Gattai.

Em 2008, Verneci Nascimento lança um cordel intitulado: Memórias Póstumas de Brás Cubas em cordel. Dessa feita, ele lança este cordel da obra de Machado de Assis, o qual compõe a coleção Clássicos em Cordel.  Este cordel foi selecionado para a feira de Bolonha, em 2009, e comprado pela Biblioteca Nacional.

Em 2009 participou, com outros escritores, de um encontro nacional de poetas cordelistas com o presidente Lula objetivando discutir políticas de incentivo ao cordel. Em 2011, o poeta lança A escrava Isaura em cordel. Um de seus trabalhos que obtiveram destaque foi o cordel O Cangaço Sustentado pelos Coronéis. Este, por sua vez, foi estudado em uma universidade da Alemanha pela professora Ingrid Hapke.

O cordelista Varneci Nascimento, semeador de cordéis, continua sua trajetória disseminando a arte em versos, atuando inclusive em um projeto pioneiro da Prefeitura de São Paulo, projeto intitulado Ônibus Biblioteca, no qual proferiu inúmeras palestras.

Através da arte de divulgar o cordel, o poeta escreveu, em 2008, um cordel intitulado: Esdobrando o Cordel. Dessa feita, veremos alguns trechos como se seguem:

Desdobrando o Cordel

Com caráter jornalístico

Mas sem ser algo maçante

Pois fala de poesia,

Popular que é brilhante

Que informa emocionando

De maneira cativante

O surgimento da nossa

Poesia popular

Nos jograis, nos trovadores,

Da pra gente procurar

Se não achar não desista,

Continue a pesquisar

Buscando sem se cansar

Oralmente e n papel

Sem se importar com a forma

Que publica o menestrel,

E ache a Literatura

Que chamamos de cordel.

Que veio de Portugal,

Quando da nossa invasão

Se trouxeram coisas ruim

E mataram tanto irmão

Índio, deixaram o cordel,

Como uma compensação.

(p.03)

[…]

Atualmente, reside em São Paulo, onde presta serviços à Editora Luzeiro. É, também, autor de vários outros títulos, entre eles: O massacre de Canudos, A morte e a justiça, Cangaço – um movimento social, Visita de Lampião a Padre Cícero no Céu, Os dez mandamentos do preguiçoso, A mãe abandonada, entre outros.

FONTES CONSULTADAS

HAURÉLIO, MARCO. Dicionário básico de autores de cordel. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 19 out. 2014

LITERATURA de Cordel. Varneci Santos do Nascimento. In: CÂMARA Brasileira de Jovens Escritores. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.camarabrasileira.com/cordel42. htm>. Acesso em: 05 out. 2014.

NASCIMENTO, Varneci do. Desdobrando o cordel. São Paulo, 2008.

VARNECI Santos do Nascimento. O autor. In: CORDEL do Brasil. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://cordeldo brasil.com.br/v1/varneci-santos-do-nascimento/ >. Acesso em: 27 out. 2014.

WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. Varneci Nascimento. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Varneci_ Nascimento>. Acesso em: 13 out. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s