Pesquisadores

PESQUISADORAS COORDENADORAS

Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque
http://lattes.cnpq.br/9310201739348129

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba com Graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1983), Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação temática, Representação descritiva, Biblioteca Digital, Cultura Popular, Folhetos de Cordel, Literatura Popular, Semântica Discursiva. Na graduação em Biblioteconomia ministra disciplinas em Representação Temática e Representação Descritiva. Na Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, ministra a disciplina Representação da Informação. Recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade edição 2012, promovido pelo INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL ‐ Iphan, em nível estadual, na categoria Pesquisa e Inventário de Acervos com sua tese e recomendado ao prêmio em nível nacional. Obteve também o reconhecimento internacional de sua tese, sendo convidada pelo Consórcio CDU para participar da atualização da Classificação Decimal Universal.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0252677389291551

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialista em Organização de Arquivos, Especialista em Administração da Educação a Distância, graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Na pós-graduação leciona a disciplina Memória e Identidade. Professora dos Cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia. Experiência na área de História cultural e memória, com ênfase na produção e circulação de suportes de leitura. Na pós-graduação atua nas seguintes temáticas: Informação, memória e patrimônio cultural; Arquivo, memória e identidade; Cultura material e memória; Escrita de si; Redes sociais e Memória literária. Na graduação é professora de Representação Descritiva da Informação Arquivística, História da Leitura e dos Registros do Conhecimento.

PESQUISADORES MEMBROS

Eveline Filgueiras Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/0731958619009187

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na linha de pesquisa de memória, organização, acesso e uso da informação; com MBA em Gestão da Tecnologia de Informação pela Escola de Administração e Negócios (2010), graduação em Biblioteconomia pela UFPB (2003) e graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) na mesma instituição (1995). Bibliotecária-documentalista da Biblioteca Central da Fundação Universidade de Brasília (FUB/UnB).

Fabiana da Silva França
http://lattes.cnpq.br/0843349256910839

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) com período sanduíche no Institut Universitari de Lingüistica Aplicada da Universitat Pompeu Fabra (UPF-Espanha), bolsista PDSE/CAPES. Possui Mestrado em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB), Especialização em Tutoria online e Educação a Distância (SENAC – RJ), Graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFPB). Áreas de Interesse e Atuação: Tecnologia da Informação, Interoperabilidade, Ontologia, Plataforma Wiki, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Recuperação da Informação, Representação da Informação, Terminologia Médica, Neologia, Informação para Saúde, Documentação Sanitária, Educação a distância, Arquitetura da Informação, Usabilidade de Software, Jogos de Linguagem (Wittgenstein), Estudos de Genoma.

Izabel França de Lima
http://lattes.cnpq.br/2774920113255079

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Diretora da Editora da UFPB, e pesquisadora dos grupos de Pesquisa Informação, Cultura, Imagem e Memória e Leitura, organização, representação, produção e uso da informação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologia de Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas digitais, bibliotecas universitárias, serviço referência em bibliotecas universitárias, acesso e uso de informação, fontes de informação, estudo de usuário, usabilidade, inclusão digital/social, informação etnicorracial.

Maria Antônia de Sousa
http://lattes.cnpq.br/1723896124061246

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2004). Possui especialização em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Desenvolveu suas atividades biblioteconômicas por vários anos na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal de Campina Grande e membro do CRB 15ª Região. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e Arquivologia, atuando principalmente nos temas de Representação temática, Representação descritiva, Biblioteca Digital, Semântica Discursiva e Informação Étnico-racial.

Sale Mário Gaudêncio
http://lattes.cnpq.br/4055279202294793

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Educacional e da Criatividade pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ex-coordenador da Editora Universitária da UFERSA (EdUFERSA). Membro da Equipe Editorial da Revista de Informação do Semiárido e Editor-Chefe da Revista Referencial Café Filosófico. Tem experiência na área de Ciência da Informação atuando principalmente em temas como: Análise de Redes em Mídias Sociais, Blogosfera, Cultura popular, Cibercordel, Cibercultura, Cultura Híbrida, Mídias Digitais, Netnografia e Organização da Informação e do Conhecimento.

GRUPOS DE PESQUISAS

Cultura, Informação, Memória e Patrimônio
Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Rio de Janeiro, Brasil
Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, Brasil
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rio de Janeiro, Brasil
Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil
Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional, João Pessoa, Brasil
Programa de Pesquisa em Literatura Popular, João Pessoa, Brasil

INSTITUIÇÃO DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasília, Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s