Poeta Marcus Moraes Accioly – Síntese biográfica

Marcus Moraes Accioly (21/01/1943)

Pernambucano, natural da cidade de Aliança, Marcos Accyoly como é conhecido nasceu no Engenho Laureano em 21 de janeiro de 1943. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e fez mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde ingressou como professor de Teoria Literária e Literatura Brasileira na mesma universidade. Seu interesse literário antecede sua formação em literatura e o conduz nesse caminho tornando-o reconhecido por seus escritos que em sua maioria traz as marcas da cultura nordestina sem deixar de lado seus aspectos geográficos expressivamente do sertão nordestino. Tanto que integra o Movimento Armorial que de acordo com Santana tem seu alicerce teórico na obra do escritor paraibano Ariano Suassuna que fundiu elementos da cultura popular do povo nordestino na relação com a literatura clássica. O movimento busca atingir todas as expressões e modalidades artísticas que vão desde a música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões. Tal movimento, ganhou a adesão de inúmeros intelectuais da época, em contraposição a força cultural estadunidense que tendia expandir-se e sufocar nossa brasilidade.

A produção da poética armorial vinculou-se fortemente à produção da literatura de cordel, à moda de viola, a instrumentos como a rabeca, criando uma atmosfera sonora que sustenta o canto dos músicos que seguem tal filosofia, da qual Accioly participou ativamente. Em seus escritos o poeta-escritor tem o Nordeste como tema, compondo poemas em torno de vários eixos regionais, geográficos e culturais do sertão nordestino.

Segundo Fábio Lucas citado por Antônio Miranda Accioly é um […] domador de palavras, dum fascinado de todos os jogos que a boa Retórica, antiga e moderna, oferece aos artífices do encantamento por meio da expressão verbal. Marcus Accioly faz a coreografia de todos os ritmos, pratica as convenções e as audácias de todos os tempos. Nesse sentido vale conferir seu ecletismo poético, por meio do fragmento do cordel GURIATÃ: um cordel para menino

 […]

Do trem-de-ferro

Quem grita na noite?

 

Não vejo ninguém,

É o eco do grito

Do apito do trem,

É a boca-da-noite

Que grita também,

É o eco do eco

Que ecoa no além.

 

Quem grita na noite?

 

Não vejo ninguém,

É o grito da ponte

Debaixo do trem,

É o vento que chora

Por morte de alguém,

é o coro das almas

Que dizem amém.

 

Quem grita na noite?

 

Não vejo ninguém,

É a boca-do-túnel

Na frente do trem,

É o grito sem grito

De um eco que vem

Dos montes que aos montes

Ecoam mais cem.

 

Quem grita na noite?

Em sua trajetória literária, o poeta-escritor recebeu vários prêmios, com destaque para as obras Narciso, Sisifo, Nordestinados, Latiamérica, sendo com Narciso, o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1985; e no mesmo ano e com a mesma obra o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras; Com Sísifo/1976 e Nordestinados recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Recife de Humanidades, entre outros.

Do ponto de vista de sua atuação ocupou o cargo de vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), seção Pernambuco, é ainda membro da Academia Pernambucana de Letras. NO campo público ocupou vários cargos, a exemplo de Coordenador Cultural do Nordeste/ MEC na gestão de Eduardo Portella e também foi Secretário Executivo do Ministério da Cultura, gestão Antônio Houaiss.

Atualmente, prossegue em sua produção literária tendo dez livros inéditos, e contribui para o Jornal do Commercio com artigos de opinião publicados quinzenalmente às quintas-feiras.

 

FONTES CONSULTADAS

MIRANDA, Antônio. Marco Accioly. In: POESIAS dos Brasis. Disponível em:  <http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_ brasis/pernambuco/marcus_accioly.html>. Acesso em: 10 ago. 2014.

SANTANA, Ana Lúcia. Movimento Armorial. In: INFOESCOLA: navegando e aprendendo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/artes/movimento-armorial/>. Acesso em: 10 ago. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s