Poeta Marcus Haurélio Fernandes Farias – Síntese biográfica

Marcus Haurélio Fernandes Farias  (05/07/1974)

Natural de Ponta da Serra, município de Riacho de Santana no sertão baiano o poeta popular, folclorista, revisor e selecionador de textos para editoras brasileiras, palestrante, homem da palavra, que transita entre a teoria e a prática da literatura popular. Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI – Caetité. O autor faz uso de seu conhecimento acadêmico, sem deixar de lado sua verve poética. Lança-se no mercado editorial brasileiro trabalhando com adaptações dos grandes Clássicos da Literatura, a exemplo da obra Lucíola de José de Alencar, A megera domada, de William Shakespeare, e O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, uma das obras ganhadoras do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, do Ministério da Cultura, na categoria Produção (livros e CDs).

Sua produção de aceitação nacional, o faz reconhecido no campo dos estudos folclóricos e da literatura de cordel, tornando-se um dos escritores que desenvolve parcerias com grandes nomes da poética e da critica literária, bem como do jornalismo culto, a exemplo de Jô Soares.

Vários dos livros de sua autoria foram selecionados por programas de governo, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação, desenvolvido desde 1997, com o objetivo de promover o acesso à cultura e o incentivo à leitura de alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência, Apoio ao Saber e Salas de Leitura, do Estado de São Paulo, Minha Biblioteca, da prefeitura paulistana, Leitura para a Cidadania, promovido pela Paulus Editora e o Programa Itaú Social. Nesse sentido, suas obras circulam o país atingindo e formando leitores em todas as faixas etárias.

O poeta-escritor recebeu forte influência da poesia de Leandro Gomes de Barros poeta paraibano radicado no velho Recife, Minelvino Francisco Silva e Rodolfo Coelho Cavalcante, Manoel Pereira Sobrinho e Delarme Monteiro da Silva. É também o idealizador da coleção Fábulas do Brasil em Cordel, da editora Leya. É colaborador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

FONTES CONSULTADAS

FARIAS, Marcus Haurélio Fernandes, Galopando o cavalo pensamento. Fortaleza, CE: Tupynanquim, 2007. 8 p.

______. Traquinagens de João Grilo. Fortaleza, CE: Tupynanquim, [200-?]. 16 p

HÁURÉLIO, Marco. Cordel Atemporal: espaço dedicado à literatura de cordel e a divulgação da cultura popular brasileira. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.b r/p/contato.html>. Acesso em: 10 out. 2014.

______. In: O NORDESTE: enciclopédia do Nordeste. Disponível em: <http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopedia Nordeste/index.php?titulo=Marco+Haur%C3%A9lio>. Acesso em: 09 out. 2014.

______.  Literatura de cordel: do sertão à sala de aula. São Paulo: Paulus, 2013.

 PROGRAMA NACIONAL Biblioteca da Escola. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content &view=article&id=12368:programa-nacional-biblioteca-da-escola&catid=309:programa-nacional-biblioteca-da-escola&Itemid=574>. Acesso em: 10 out. 2014.

WIKIPEDIA. Marco Haurélio. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Haur%C3%A9lio>. Acesso em: 11 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s