Poeta Marcelo Alves Soares – Síntese biográfica

Marcelo Alves Soares (1953)

Um dos mais significativos poetas cordelistas da atualidade, Marcelo Soares herdou de seu pai, José Soares, o poeta-repórter (1914-1981) o faro jornalístico e o senso crítico que, aliados a uma incrível variedade de estilos e modalidades na arte de versejar, tornam seus cordéis leitura deliciosa, sobretudo pelo domínio e o conhecimento que demonstra possuir em rima, verso e oração. Adota vários pseudônimos em sua obra tais como: H. Romeu, H. Tadeu Luz, Pessoa dos Anjos, Ad. Vinhão Vidente, Joaquim Quincas e Marcelo Olecram, conforme informe do próprio autor a Maria Alice Amorim.

O artista poeta, residente na cidade João Pessoa, Paraíba, destaca-se ainda nas artes gráficas, pelo desenho, pela pintura cujo talento levou-o a criação de capas e ilustrações para livros, discos, cartazes de filmes, shows, espetáculos teatrais, destacando-se, sobretudo pelas xilogravuras. Inclui ainda em seu vasto currículo sua verve poética, editor, educador e músico na categoria de forró.

Seu talento o levou a atuar em várias editoras Brasiliense, ltatiaia, Prelo, Paulinas, Contexto e Global e para jornais como O Globo, Jornal do Brasil, O Pasquim, Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco. Seu trabalho teve o reconhecimento de Ariano Suassuna com quem trabalhou por quatro anos consecutivos.

Como xilógrafo iniciou sua carreira com o primeiro curso realizado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1984), ensinou na Escolinha de Arte do Brasil (1984-1985) e trabalhou no ateliê de Augusto Rodrigues (1987-1991). Retornando a Pernambuco, Marcelo tornou-se Diretor de Cultura do Município de Timbaúba (1992-1996), fundou a Folheteria Cordel (1997), trabalhou com Ariano Suassuna (1994-1998), ministrou oficinas de gravura, no Brasil e nas cidades de Marseille, Toulon, Poitiers e Paris, em 2005, durante as comemorações do Ano do Brasil na França, e na Universidade do Porto, em Portugal, em 2007. Em 2008, tornou-se Artista Visitante na Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2009 viajou aos EUA para participar da Folk Art International Market em Santa Fé, New México.

Na atualidade destaca-se como um dos mais talentosos e indiscutivelmente, um dos grandes xilogravuristas e cordelistas, divulgador e conservador das tradições culturais nordestinas. Sua poética rica de um lirismo peculiar, o xilógrafo-poeta ou poeta artista, carrega em suas criações as relações com o cotidiano, trazendo a lume temáticas revestidas de um certo criticismo ao momento histórico, político e cultural do país, sem deixar de lado o aspecto humorístico presente em suas produções. O xilógrafo poeta é ainda membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel em Pernambuco desde 2011.

FONTES CONSULTADAS

ACADEMIA Brasileira de Literatura de Cordel em Pernambuco. Marcelo Soares. Disponível em: <http://acordacordel.blogspot.com.br/2011/09/ablc-em-caruaru.html>. Acesso em: 01 out. 2014.

ALMEIDA, Verucci Domingos de; NASCIMENTO, Adriana Vicente do. Dialogando textos, discutindo leituras: um trabalho com cordéis em sala de aula. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/enlije/trabalhos/5657018fc1400ce07262256c558128dc_535_196_.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014.

MARCELO Soares. In: O NORDESTE: enciclopédia do Nordeste. Disponível em: <http://www.onordeste.com/onordeste/ enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Marcelo+Soares>. Acesso em: 09 out. 2014.

MARCELO SOARES. Disponível em: <http://www. marcelosoares.org/>. Acesso em: 10 out. 2014.

NO pé da parede. Parabéns poeta e xilógrafo Marcelo Soares. Disponível em: <http://nopedaparede.blogspot.com.br/ 2007/11/parabens-poeta-e-xilografo-marcelo.html>. Acesso em: 10 out. 2014.

POETA popular Marcelo Soares é o palestrante convidado da Roda de Leitura. Disponível em: <http://www.joaopessoa .pb.gov.br/poeta-popular-marcelo-soares-e-o-palestrante-convidado-da-roda-de-leitura/>. Acesso em: 28 jun. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s