Poetisa Mariane Bigio – Síntese biográfica

Mariane Bigio (16/12/1987)

A cordelista pernambucana, Mariane Bigio Nascimento, nasceu em Recife no dia 16 de dezembro de 1987. Estreou na arte do cordel nos recitais realizados nos mercados públicos.

Mariane Bigio é graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduada em Cultura e Comunicação na AESO Faculdade Integradas Barros Melo. Estreou na arte do cordel declamando nos mercados públicos por influência de José Honório, fundador da União dos Cordelistas de Pernambuco (Unicordel).

Em seu Blog a cordelista assim se define: “Poeta e videasta, ou brincante? Brincante. Do cortejo que é a vida.” (BIGIO, 2014). A irreverente Mariane Bigio escreveu seu primeiro cordel, em maio de 2007, intitulado A mãe que pariu o mundo. A partir de então, tem como companheira inseparável – a poesia.

Com o objetivo de dar visibilidade à produção poética feminina, em 2008 formou, com as amigas Susana Morais, Cida Pedrosa e Silvana Menezes, o Grupo Vozes Femininas e assim participam de recitais, inclusive para crianças.

Adentrou na seara da literatura infantojuvenil em 2012, quando lançou uma coletânea de cordéis infantis para ler e colorir, que foi premiada pelo Ministério da Cultura (MinC).

Para atender ao universo infantil, criou o projeto Cordel Animado, onde junto à irmã Milla Bigio, realizam apresentações para a criançada. A dupla uniu-se a Bruno Albuquerque, Cayo César Gomes e Simone São Marcos e eles montaram o espetáculo Circo dos Astros, adaptação do livro homônimo, da poetisa paraibana Janice Japiassu.

FONTE CONSULTADA

BIGIO, Merine. Eu, por mim mesma. In: Meriane Bigio. Disponível em: <http://marianebigio.com/about/>. Acesso em: 14 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s