Poeta Mário Augusto de Araújo – Síntese biográfica

Mário Augusto de Araújo (05/08/1954)

O pintor letrista, artista plástico, artesão, xilógrafo e cordelista, Mário Augusto de Araújo, mais conhecido como Mário Pintor, filho de João Augusto de Araújo e Maria Augusta de Araújo, nasceu na terra dos caboclinhos, Goiana, Pernambuco, no dia 5 de agosto de 1954, na centenária Rua Fundo da Mala.

Sua primeira obra, pintada aos 13 anos (1967), retratou a Sagrada Família, e ainda compõe seu acervo pessoal. Mário principiou na vida profissional como pintor letrista, em seguida entrou para o universo das artes plásticas com a pintura a óleo.

Foi no ano de 1970 que Mário estudou cerâmica, tendo como mestre o patrimônio vivo de Pernambuco, o ceramista e pintor Zé do Carmo. Com uma produção ligada a elementos folclóricos e animais silvestres, suas peças recebem o acabamento manual do rosto. Além da pintura e da cerâmica, Mário também transita pela xilografia, pois ilustra sua produção cordelística, que foi iniciada aos 42 anos (1996).

Apesar da dificuldade de viver da arte em Goiana, Pernambuco, persiste na trilha.

Feito uma ave solitária no meio de tantas outras, Mário Pintor insiste no que quer e acredita. Assim prossegue produzindo sua arte.

FONTES CONSULTADAS

MÁRIO PINTOR. Pintando cordel. [Philippe Wollney, entrevistador].  In: MOVIMENTO silêncio interrompido & IAPÔI cibeclube. Abr. 2010.   Disponível em: <ttp://www.youtube.com/watch?v=tQ3Vushx5Vg>. Acesso em: 14 nov. 2014.

PINTANDO CORDEL. Mario Pintor, figura ícone da resistência artística em Goiana, para um pouco sua caminha para um breve conversa com o poeta Philippe Wollney.

VIEIRA, Ricardo Vieira. em breve o livro Goiana: fragmentos de sua história. In: FALA Goiana. Disponível em: <http://falagoiana.blogspot.com.br/2012/01/em-breve-o-livro-goiana-fagmentos-de.html&gt>. Acesso em: 14 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s