Poetisa Maria Nelcimá de Morais Santos – Síntese biográfica

Maria Nelcimá de Morais Santos (31/07/1957)

A filha dos paraibanos Massilon Leopoldino de Morais e de Nelcila Portela de Morais, a cordelista Maria Nelcimá de Morais Santos, nasceu na Veneza Paraibana, por ser cercada por três açudes, por isso também chamada de Cidade Ilha, nossa Santa Luzia, Paraíba, região do Vale do Sabugi, no dia 31 de julho de 1957.

Vencendo as dificuldades próprias da distância por residir em uma cidade diferente da qual estudava, com muito esforço e dedicação graduou-se em Letras (1980) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos. Nos caminhos da aposentadoria, foi aluna especial do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa, onde frequentou a disciplina de Literatura Popular, aprimorando sua prévia admiração pelos folhetos de cordel, tornando-se, assim, pesquisadora e cordelista.

Ingressou no magistério aos 18 anos, exercendo a missão de educadora nas cidades paraibanas de Junco do Seridó, Santa Luzia, Patos e João Pessoa.  Apreciadora da literatura de cordel, sempre utilizou os textos populares rimados em suas aulas.

 

FONTES CONSULTADAS

NELCIMÁ de Morais. Tenda do cordel: Festa das Neves 2013. In: PROJETO Cordel. Disponível em: <http://www.projetocordel.com.br/tenda_do_cordel2013.htm&gt;. Acesso em: 14 de nov. 2014.

SANTOS, Maria Nelcimá de Morais. O veneno da humanidade. In: CORDELTECA. Disponível em: <bib=Cordel&PagFis=86732>. Acesso em: 14 de nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s