Poetisa Maria Julita Nunes – Síntese biográfica

Maria Julita Nunes (10/02/1929)

Teixeira, Paraíba, município integrante da região metropolitana de Patos, é a terra natal da escritora e cordelista Maria Julita Nunes, que nasceu no dia 10 de fevereiro de 1929, no sítio Riacho Verde e radicou-se em Campina Grande, Paraíba (1948).

Bacharela em Direito, escritora, poetisa e cordelista, Maria Julita Nunes escreveu seu primeiro cordel aos 68 anos (1997), após aposentadoria como contadora. Intitulado Direito de resposta, composto por cinquenta sextilhas, o trabalho deu início a uma profícua produção, sendo a primeira mulher a ocupar cadeira na Academia Paraibana de Literatura de Cordel (APLC) (ALVES, 2007).

Desejava adentrar no campo da cultura popular, mas por trabalhar na área de contabilidade por quase quarenta anos, adiou o projeto. O curioso é que sempre foi avessa à matemática, como também o é para aparições em público, o que é necessário nos lançamentos de seus livros e cordéis, o que parece ser próprio da vida desta cordelista é a adoção da expressão popular: ossos do ofício (ALVES, 2007; Wikipédia, 2014).

Autora do cordel A história do Brasil, escrito para saudar a APLC, onde examina os episódios fundamentais da história de nosso país, desde seu descobrimento, perpassando por questões políticas, como o golpe de 64; nossas diferenças étnicas, entre outros temas. Julita conclui este trabalho por meio da reconstrução de versos de um poeta que admira – o pernambucano Rodaciano Leite (ALVES, 2007).

O dom da escrita é hereditário, pois Julita nasceu sob a égide dos Nunes da Costa, pioneiros na tradição do repente, partícipes do núcleo inicial do cordel no Brasil, cujo patriarca foi Agostino Nunes da Costa (1797-1852) e dos herdeiros Antônio Ugolino Nunes da Costa, “Ugolino do Teixeira” (1832 – 1895) e Nicandro Nunes da Costa (1829 – 1918), onde estão as origens das primeiras cantorias, correm no sangue desta cordelista (ALVES, 2007).

Em Antologia Poética sobre Teixeira, Maria Julita Nunes homenageia sua cidade natal.

 

FONTES CONSULTADAS

WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Maria Julita Nunes. Acesso em: 13 de nov. 2014.

______. Paraíba criativa. Disponível em: <http://www.paraibacriativa.com.br/541/maria-julita-nunes.html&gt>. Acesso em: 14 nov. 2014.

ALVES, Adriana. História do Brasil é tema de cordel de Julita Nunes. Jornal da Paraíba, 7 jan. 2007. Caderno Vida/Geral, p. 3.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s