Poeta Bráulio Bessa Uchoa – Síntese biográfica

Bráulio Bessa Uchoa, o embaixador do Nordeste, nasceu em Alto Santo (CE). Cordelista que ficou popular após postagens na web declamando seus versos (BRÁULIO…, [21–]).

Bráulio Bessa, como é mais conhecido, é um analista de sistema e poeta declamador, que lançou, em 2012, a fanpage Nação Nordestina para divulgar a cultura nordestina, alcançando um grande sucesso a julgar pelo número de seguidores que ultrapassou um milhão. Seu trabalho fortalece a identidade cultural nordestina e a auto identidade do seu povo ao manifestar contexto e traços regionais presentes em cada nordestino(BRÁULIO…, [21–]).

Com tanto sucesso, passou a apresentar o quadro Poesia com Rapadura no programa televisivo Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, empresa a que presta consultoria de cultura nordestina. Seu quadro deu nome ao livro lançado em 2017 pela editora CENE (BESSA, [21–]; BRÁULIO…, [21–]).

Na entrevista publicada no portal G1, pela TV Gazeta de Alagoas, por ocasião da realização da Bienal do Livro de Alagoas, quando Bessa conversava com o poeta alagoano Hugo Novaes, afirmou “Não escrevo para impressionar. A literatura de cordel me permite escrever para emocionar” (SANCHES, 2017).

Ainda sobre a literatura de cordel, Bráulio Bessa chamou atenção sobre apercepção equivocada de que o cordel “[…] é poesia muito simples. Pelo contrário, é a modalidade poética mais complexa de se construir, cheia de regras na rima e métrica. E ao mesmo tempo é muito simples na comunicação”(SANCHES, 2017).

FONTES CONSULTADAS

BESSA, Bráulio. Sobre mim. [S.l. :s.n.]. In: BRÁULIO BESSA. [21–]. Disponívelem:<https://www.brauliobessa.com/sobre-mim>. Acesso em: 11 out. 2017.

BRÁULIO BESSA. In: WIKIPÉDIA, aenciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2017. [21–]. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Br%C3%A1ulio_Bessa>.Acesso em: 15 set. 2017.

SANCHES, Carolina. Literatura de Cordel me permite escrever para emocionar’, destaca Bráulio Bessa na Bienal de Alagoas. G1, 2 out. 2017. Disponível em:<https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/literatura-de-cordel-me-permite-escrever-para-emocionar-destaca-braulio-bessa-na-bienal-de-alagoas.ghtm>.Acesso em: 11 out. 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s