Poeta Raimundo Luiz do Nascimento – Síntese biográfica

Raimundo Luiz do Nascimento (06/04/1926)

Raimundo Luiz do Nascimento, poeta popular mais conhecido como Raimundo Santa Helena ou apenas Santa Helena nasceu no município de Santa Helena localizado no extremo Oeste da Paraíba, limita-se ao Norte com a cidade de Triunfo, ao Sul com Bom Jesus e Cajazeiras, ao Leste com São João do Rio do Peixe e a Oeste com o Baixio e Umarí no Estado do Ceará. Razão pela qual levou o poeta a intitular-se de paraibense.

De acordo com a Simone Mendes (Fundação Casa de Rui Barbosa) seus folhetos retratam uma face autobiográfica, reforçando a construção de uma escrita de si, que tem como ponto de partida o assassinato de seu pai pelos cangaceiros de Lampião quando invadiram o sertão cajazeirense, Paraíba, em 09 de junho de 1927.

Em razão do fatídico episódio Santa Helena foi forçado a fugir de casa com apenas 11 anos de idade rumo a Fortaleza local em que fora acolhido por uma professora que o incentivou a estudar e trabalhar, atuando como cobrador de ônibus, garçom, engraxate entre outras atividades convergindo para seu ingresso em 1943 na Escola de Aprendizes de Marinheiro do Ceará. Na Marinha participou da Segunda Guerra Mundial, vindo a ser condecorado pelo Presidente da República.

Seu primeiro cordel foi declamado em 1945, a bordo do navio Bracuí, após o fim da segunda grande guerra, intitulando-o de “Fim da Guerra”. Para alguns de seus biógrafos esta data é reiterada como sendo a data de publicação de seu primeiro cordel.

Do ponto de vista de sua narrativa o poeta possui uma variedade temática em sua poética que vai desde o cangaço, meio ambiente, educação sexual, saúde, biografias de personalidades, a exemplo de Tancredo Neves, Getúlio Vargas, Chico Buarque de Holanda entre outros, conforme revela a sextilha transcrita em homenagem aos cinquenta anos do cantor e poeta:

 

Em 71 o Chico

Mesmo na ‘revolução’

Lança outro LP

Chamado de ‘Construção!

LP de filme lança

(72) – Aliança

Bethania e Nara Leão

Por outro lado, o poeta também se vincula a temas da atualidade, especificamente os que estão na predileção da mídia. Por outro lado ao produzir seu texto o poeta busca várias fontes que tratam da mesma temática, para, a partir, de então, construir seu poema, imprimindo sua opinião pessoal acerca da temática em pauta.

Outra inovação na obra do poeta é construção de cordéis bilíngues, facilidade adquirida pelo fato de ter ele estudado nos Estados Unidos da América, tanto que publicou durante a ECO 92 o cordel intitulado “Brazilian Amazônia”.

Em 1983 recebeu juntamente com Gilberto Freyre, Augusto Ruschi e Jorge Amado o Prêmio Porto de São Mateus de Resistência cultural. Tem cerca de 2 milhões de exemplares de mais de 300 títulos em circulação. Foi criador da Feira de São Cristovão, no Rio de Janeiro, RJ, local onde auxiliou a divulgação da culinária tipicamente nordestina, artesanato, trios e bandas de forró, dança, cantores e poetas populares, repente e literatura de cordel.

FONTES CONSULTADAS

ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL. Raimundo Santa Helena. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://academiaportocalvenseaphla.blogspot. com.br/2013/09/ablc-academia-brasileira-de-literatura.html>. Acesso em: 10 nov. 2014.

BRASILIANA a divulgação científica no Brasil. Raimundo Santa Helena. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.museudavida.fiocruz.br/brasiliana/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=11&sid=5>. Acesso em: 29 nov. 2014.

DICIONÁRIO Cravo Albin da Música popular brasileira. Raimundo Santa Helena. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.dicionariompb.com.br/raimundo-santa-helena/biografia>: Acesso em: 11 nov. 2014.

MENDES, Simone. Raimundo Santa Helena. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/ RaimundoSantaHelena/raimundoSantaHelena_biografia.html>. Acesso em: 29 ago. 2014.

MEDEIROS, Antonio Heleonardi Dantas de; HOLANDA, Virginia Célia Cavalcante de. Elos possíveis entre o ensino de geografia e a literatura de cordel. Revista Homem, Espaço e Tempo, set., 2008. Disponível em:  <http://www.uvanet.br/ rhet/artigos_setembro_2008/elos_possiveis.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2014.

O NORDESTE. Enciclopédia Nordeste: Raimundo Santa Helena. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Raimundo+Santa+Helena>. Acesso em: 11 out. 2014.

WIKIPEDIA. Santa Helena (Paraíba). [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Helena_ %28Para%C3%ADba%29>. Acesso em: 10 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s