Poeta Luís Carlos Rolim de Castro – Síntese biográfica

Luís Carlos Rolim de Castro

Lucarocas pseudônimo de LuÍs Carlos Rolim de Castro nasceu na cidade de Fortaleza, CE, escritor, poeta, pintor, xilógrafo, escultor e serigrafista, tem em seu currículo uma vasta produção literária de quantidade e qualidade eclética, herança herdada de seu pai artista circense.

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com habilitação em literatura e língua português, além de possuir especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e Administração Escolar.

Sua produção literária se materializa em formato de cordel obedecendo as rimas, e as métricas necessárias aos grandes escritores desse gênero entre outros como crônicas, contos, teatro e poesia de forte lirismo e sensualidade, todavia é nas raízes nordestinas e sertanejas que debruça-se de forma mais frequente, adotando inclusive em sala de aula o cordel como ferramenta de ensino aprendizagem, mantendo viva    a tradição popular.

O poeta múltiplo é membro do Centro de Cordelista do Nordeste (CECORDEL); da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (AMLEF), onde ocupa a cadeira de n11 e tem como patrono Patativa do Assaré; da Associação Cearense de Escritores (ACE) e Membro coordenador do Pró-cordel, o Cordel em movimento. Reconhecido na arte do cordel, Lucasrocas recebeu vários reconhecimentos dentre os quais destacamos:

1994 – 1° Lugar – Literatura de Cordel – Crateús, Ceará.

1997 – 4º Lugar – Literatura de Cordel, Rio de Janeiro.

2000 – 1º Lugar – Literatura de Cordel, Rio de Janeiro.

2000 – 3º Lugar – Soneto – Portugal.

2001 – Menção Honrosa – Cordel, Rio de Janeiro.

2001 – Destaque Especial – Poesia – Cruz Alta, Rio Grande do Sul.

FONTES CONSULTADAS

LUCAROCAS. Disponível em: <http://www.onordeste.com/ onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Lucarocas>. Acesso em: 10 nov. 2014.

LUCAROCAS, o poeta: semeando cultura e colhendo saberes. Disponível em: <http://www.lucarocas.com.br/lucarocas _62.html>. Acesso em: 10 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s