Poeta José Soares da Silva – Síntese biográfica

José Soares da Silva (23/09/1937)

O poeta cordelista e xilógrafo José Soares da Silva, o Dila, nasceu no dia 23 de setembro de 1937, no município paraibano de Pirauá, mudando-se para Bom Conselho, Pernambuco, ainda criança. Filho de Domingos Soares da Silva e Josefa Maria da Silva, Dila conheceu a literatura de cordel e a xilogravura nas feiras livres do interior nordestino, onde os poetas populares vendiam seus trabalhos. Ainda criança, envolveu-se com a arte e começou a escrever suas primeiras linhas. As primeiras ilustrações estamparam cordéis próprios e de poetas como J. Borges e João José da Silva. Na mesma época, ainda menino, vendia cordel nas feiras de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Ceará.

Considerado um dos melhores xilógrafos do Nordeste, escreve, publica e ilustra folhetos, entalhando não só madeira, mas também pedaços de borracha vulcanizada, técnica incomum entre os artistas populares.

No início da década de 50, o artista se instalou em Caruaru, onde vive até hoje. Ele conta com inúmeras publicações, quase todas sobre as peripécias do diabo, as histórias de Padre Cícero, Lampião e cangaceiros. Em seus folhetos, assinava como Dila, José Soares da Silva, José Cavalcanti Ferreira ou ainda José Ferreira da Silva.

Atualmente, ele conserva em sua residência mais de cem títulos que mesclam realidade e ficção. O espaço funciona como ponto turístico. Em maio de 2002, o xilógrafo foi contemplado com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

FONTES CONSULTADAS

O NORDESTE.com. Dila. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Dila>. Acesso em: 28 nov. 2014.

PORTAL Pernambuco. Dila (cordelista e xilógrafo): patrimônio vivo de pernambuco. Disponível em: <http://www.nacaocultural.org.br/dila-cordelista-e-xilografo-patrimonio-vivo-de-pernambuco>. Acesso em: 22 nov. 2014.

WIKIPEDIA. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Dila>. Acesso em: 22 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s