Poeta José Honório da Silva – Síntese biográfica

José Honório da Silva (23/01/1963)

Cordelista nascido no Recife, Pernambuco, em 23 de janeiro de 1963. Publica folhetos de cordel desde 1984. Articulador da União dos Cordelistas de Pernambuco – UNICORDEL, através da qual promove recitais, palestras e oficinas. Pertence à nova geração de poetas populares que veem a tecnologia como aliada da tradição. Foi um dos primeiros a usar a internet como espaço de peleja virtual, com o ontológico: O marco cibernético construído em Timbaúba – a peleja virtual entre Américo Gomes (Paraíba) e José Honório (Pernambuco), chegando a ser denominado de o tímido rei do repente em reportagem de Maria Alice Amorim para o Jornal do Commercio.

Honório é uma figura emblemática da arte de recitação na capital pernambucana, tanto pelo seu texto como pela sua performance em palco. Vem realizando palestras e oficinas de cordel (inclusive no exterior), além de levar sua poesia para escolas, feiras e eventos culturais. O seu livro Indecências em parceria com o xilogravurista Marcelo Soares é uma referência no gênero e encontra-se publicado no Interpoética.

FONTES CONSULTADAS

AMORIM, Maria Alice. [S.l.: s.n., 20?]. O tímido rei do repente. Disponível em: <http://hp.br.inter.net/jhonorio/ otimidorei.htm>. Acesso em: 24/03/2014.

PERFIS. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://interpoetica.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=232&catid=48>. Acesso em: 22 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s