Poeta Erivaldo Leite de Lima – Síntese biográfica

Erivaldo Leite de Lima (19/12/1960)

Nasceu no município pernambucano de Sertânia, antiga Lagoa de Baixo, cidade de Moxotó. Em sua adolescência residiu em Caruaru, Pernambuco e radicou-se em Natal, Rio Grande do Norte. Por este motivo, Erivaldo Leite de Lima se autonomeia pernampo, ou seja, pernambucano potiguar.

Detentor de um íntimo e rico acervo cultural oriundo da tradição nordestina, pois vivenciou múltiplas manifestações populares, das novenas e ritos domésticos ao teatro de fantoche, folia de reis, além dos ritmos e sons das bandas de pífano, repentistas, cirandas, maracatus, cantadores de coco, aboiadores, frevo e forró pé de serra (SOARES; DANTAS, 2009).

O filho de Nilda Leite de Lima e de Manoel Romão de Lima nasceu aos 19 de dezembro de 1960 e, criança, passou a ser chamado, pelos amigos, de Abaeté. Começou a aventurar-se nas letras ainda menino, tornando-se escritor profícuo. Autor de mais de 500 títulos de literatura de cordel, cujo primeiro trabalho foi o verso malicioso O casal que engatou no Parque Industrial e indica como produção preferida O pescador de Sonhos (SOARES; DANTAS, 2009).

Este poeta popular, cordelista, compositor e repentista é defensor da cultura ao fomentar a arte cordelista, não só por meio da sua produção, mas também pela implantação da Casa do Cordel, em Natal, Rio Grande do Norte fundada em 17 de agosto de 2007, e é presidente da Associação dos Cordelistas de Natal (Unicodern).

Seu filho, Erick Lima, é o responsável pelo ateliê de xilogravura da Casa do Cordel desde a sua inauguração, momento que começou a trabalhar oficialmente com a arte. Anteriormente, ele ilustrava apenas os cordéis do pai e seus amigos.

A Casa do Cordel funciona na Rua Vigário Bartolomeu, no Centro de Natal e é ponto de encontro da cultura popular, promovendo encontros de artistas populares, além de feiras, exposições, palestras, lançamentos de livros e saraus culturais. Erivaldo Lima gosta de ser considerado um pernambucano potiguar, em seus versos a natureza e suas nuances estão presentes:

 

Verão

 

Se as pedras rolarem

do penhasco

Em sua direção

Grite

arrependidamente

paixão

Eu não amei

tú não amaste

ninguém

volta

No inverno as pedras

rolam

para se encontrar

no verão

FONTES CONSULTADAS

ABAETÉ do Cordel. Tributo ao cordel. [S.l.: s.n.: 2014]. Disponível em: <http://foque.com.br/tributoaocordel/index. php/abaete-do-cordel/&gt.>. Acesso em: 19 nov. 2014.

ABAETÉ. O Nordeste: enciclopédia nordeste. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http:enciclopediaNordeste/index.php?titulo= Abaet%C3%A9<r=a&id_perso=1368>. Acesso em: 19 nov. 2014.

CASA do cordel em NATAL/RN: onde a arte e a cultura popular falam mais alto! Vento Nordeste. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://papjerimum.blogspot.com.br/&gt;.>. Acesso em: 19 nov. 2014.

CASA do Cordel. O Nordeste: enciclopédia nordeste. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http:enciclopediaNordeste/ index.php?titulo=Casa+do+Cordel<r=c&id_perso=1367>. Acesso em: 19 nov. 2014.

CORDELISTAS, Repentistas: Erivaldo Leite de Lima, o poeta Abaeté. In: Casa do cordel. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://casadocordel.blogspot.com.br/p/cordelistas.html&gt;.>. Acesso em: 19 nov. 2014.

ERIVALDO Leite di Lima. Biografia. Poetas del mundo. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http:id=2943>. Acesso em: 19 nov. 2014.

SOARES, K.; DANTAS, L. Um incentivador da arte do cordel. O Periódico: jornal dos estudantes de comunicação social, Natal. 30 nov., 2009. Disponível em: <http://www.operiodico.com.br/internas,um-incentivador-da-arte-do-cordel,184&gt;.>. Acesso em: 19 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s