Manoel Cândido da Silva (10/09/1922 – 22/08/2005)
Manoel Cândido da Silva nasceu no dia 10 de setembro de 1922, na cidade de Piancó, Paraíba e faleceu no dia 22 de agosto de 2005.
Haurélio (2011) relata que a biografia de Manoel Cândido Silva foi publicada no romance Manassés e Marili, pela Editora Luzeiro, revelando que o mesmo foi poeta popular, vendedor de folhetos e ourives abandonando a arte do cordel ao tornar-se pastor evangélico.
Quando vendia os seus folhetos pelas feiras, Manoel Cândido era muito querido pelos colegas e pelo próprio público leitor. Tendo como seu forte o romantismo, publicou alguns romances. Suas obras mais famosas são: Jônatas e Mauriceia, Edgar e Estelita, Risoleta e Juvino, Manassés e Marili entre a luta e o amor. Podemos perceber que sua verve poética direciona-se para o romantismo em uma estrofe do seu cordel:
Manassés e Marili entre a luta e o amor
É sobre a palavra amor
que com forças Divinas
eu vou escrever um drama
que se passou em Goiás
com um velhote orgulhoso
e um destemido rapaz
No estado de Goiás
Em Porto Nacional
Junto a serra das Carrixas
Na fazenda Litoral
Foi ali que deu-se este
drama sensacional
Era o chefe dessa terra
o doutor Pedro Moisés
do serrote das Carrixas
a serra do Javaés
era ele o manda-chuva
brigava por bem uns dez
Doutor Moisés era rico
usuário e poderoso
dez vezes bilionário
egoísta e orgulhoso
só dava valor a ouro
bandoleiro ou criminoso
(p. 2)
[…]
FONTES CONSULTADAS
HAURÉLIO, Marco. Dicionário básico de autores de cordel. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br /2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 19 out. 2014.
MANOEL Cândido da Silva. In: Paraíba criativa. Disponível em: http://www.paraibacriativa.com.br/526/manoel-candido-da-silva.html. Acesso em: 26 nov. 2014.
______. In: CORDELIZANDO na NET. O seu cordel virtual. Disponível em: <http://cordelizandonanet .blogspot.com.br/p/ grandes-autores.html>. Acesso em: 23 nov. 2014.
SILVA, Manoel Cândido da. Manasses e Marli entre a luta e o amor. Recife: Ed. Prop. João José da Silva: Luzeiro do Norte, [19- -].
ELE ERA MEU PAI
Fiquei muito feliz e emocionada ao ver a publicação da síntese do livro do cordelusta Manoel Cândido da Silva, pelo sitio acima.
Eu sou a segunda filha dele e de Sebastiana Maria da Silva, sua esposa.
Eu era bem garorinha, de sete anos de idade e sempre o acompanhava nas feiras livres para ajudá-lo a vender seus livros.
Desde muito cedo era admiradora do meu pai e tenho muito orgulho de sua obra.
Gostaria muito de conseguí-las.
Prezada Mauricéa,
Agradecemos seu contato, mas infelizmente não dispomos dos folhetos do grande Poeta Manoel Cândido da Silva.
Um grande Abraço.
Beth
Prezada Mauricéia,
Agradecemos seu interesse pela nossa pesquisa. Infelizmente não temos a obra completa do grade cordelista Manoel Cândido da Silva.
Um grande abraço.
Beth