Poeta José Alves Pontes – Síntese biográfica

José Alves Pontes (08/02/1920 – 11/11/2009)

 

Filho de João Alves Pontes e Cândida Alves Pontes, nasce em 8 de fevereiro de 1920 o poeta cordelista José Alves Pontes, no município de Pilar, Paraíba. Ajudou seu pai na agricultura até os 23 anos de idade, mas sempre teve vocação para a poesia popular. Com o falecimento do pai em 1948, começou a vender folhetos de cordel nas feiras vizinhas e empregou-se na tipografia  A Folha, em Itabaiana, PB, depois em outra gráfica situada em Timbaúba, Pernambuco, das quais saiu como gráfico profissional. Em 1951, ele foi morar em Guarabira, Paraíba, passando a trabalhar na tipografia de Manoel Camilo dos Santos até 1957; em seguida, passou a trabalhar por conta própria com uma máquina manual que ele mesmo construiu, de ferro e madeira, e em 1962, ele instalou sua tipografia chamada “Tipografia e Folhetaria Pontes”. Especializou-se em publicar seus próprios folhetos, e também trabalhos de encomenda para todo o Nordeste e demais regiões do país. Em 1985, por questões financeiras, vendeu sua tipografia, vindo a trabalhar como empregado e revisor na tipografia de um amigo seu, lá mesmo em Guarabira, Paraíba, onde faleceu aos 11 de novembro de 2009.

Seu estilo literário trazia questões de caráter religioso em paralelo com a riqueza, como se pode verificar na estrofe do cordel intitulado História de Geraldo e Silvina:

 

No sertão da Paraíba

Em certo tempo passado

Existiu um fazendeiro

Muito rico em terra e gado,

Porém um ruim como ele

No mundo não foi criado.

Não acreditava em santo

E nem a Deus dava crença

Pegava um pobre indefeso

Com barbaridade imensa

Dava uma surra e botava-o

Mais uma noite na prensa.

FONTES CONSULTADAS

CORDEL atemporal. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 22 out. 2014.

RAMOS, Felipe Aires; DANTAS, Priscila Mayara Santos; CIPRIANO, Maria do Socorro. Literatura de cordel: operações midiáticas e práticas de leituras. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.rn.anpuh.org/evento/veeh/ST06/ Literatura%20de%20Cordel%20Operacoes%20Midiaticas%20e%20Praticas%20de%20Leituras.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2014.

HISTORIA de Geraldo e Silvina – Luzeiro. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.editoraluzeiro.com.br/cordeis/ 232-historia-de-geraldo-e-silvina-luzeiro.html>. Acesso em: 22 out. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s