Poeta Manoel Moreira Júnior – Síntese biográfica

Manoel Moreira Júnior (23/07/1961)

O poeta e músico cearense, Manoel Moreira Júnior, cujo sobrenome artístico – Moreira Acopiara, indica sua naturalidade, Acopiara, Ceará, desde 2005 ocupa a cadeira de número quatro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

Escritor profícuo, vivendo de sua obra e apaixonado por poesia popular, segundo Bezerra (2014) “hesita em assumir o título de cordelista. […] vê nas métricas do cordel uma limitação à escrita criativa”, por trabalhar com palavras, prefere emoldurar esta matéria-prima nos mais diversos estilos, porém não há como não vincularmos a ele a denominação, pois já publicou mais de cem cordéis, dentre eles Cordel em arte e versos (DUNA DUETO, 2008), que narra um pouco da história do cordel no Brasil, explica as linguagens do cordel e da xilogravura através de versos, apresentando a produção desse gênero literário, livro que em 2008 “foi um dos escolhidos pelo MEC para nutrir bibliotecas” (MINDRISZ, 2008), selecionado entre mais de dois mil inscritos no Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), incluído no gênero literário de cultura popular. Outros quatro livros do autor foram eleitos para compor o acervo do mesmo programa, outros três pela Secretaria de Educação de São Paulo, para a rede municipal de ensino da cidade e quatro títulos pela Secretaria de Educação da sua cidade natal.

O poeta e declamador que viveu no interior do Ceará, no Sítio Cantinho, até os 20 anos, vindo a radicar-se em Diadema, São Paulo, tem sido convidado para proferir palestras, ministrar oficinas e workshops sobre literatura de cordel, xilogravura e repente, em diversas regiões do Brasil.

A mãe, que era professora, não só alfabetizou Moreira, como desenvolveu o hábito de leitura do menino, apresentou-o a grandes autores, como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Patativa do Assaré, entre outros. Dos livros aos cordéis, Moreira recebeu boas influências literárias.

Em parceria com cantadores sertanejos, como as duplas – Mococa e Paraíso (Fortuna Musical Edições – 2013), e Teodoro e Sampaio, Caju (in memoriam) e Castanha e pelo ator Jackson Antunes, suas músicas têm sido gravadas.

 FONTES CONSULTADAS

ACOPIARA, Moreira de. Do Diário do Grande ABC. 2010. In: MOREIRA Acopiara. Disponível em: <http://moreira acopiara.wordpress.com/&gt>. Acesso em: 17 nov. 2014.

BEZERRA, Leonardo. Os voos poéticos de Moreira de Acopiara. jan. 2014. In: DIÁRIO do Nordeste. Disponível em: <http://www.lindomarrodrigues.com/2014/01/os-voos-poeticos-de-moreira-de-acopiara.html&gt>. Acesso em: 17 nov. 2014.

MINDRISZ, Liora. Escritor de Diadema será lido por alunos de todo o País. 2008. In: ABCD Maior. Disponível em: <http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=9636&gt;>. Acesso em: 17 nov. 2014.

MOREIRA DE ACOPIARA. Dicionário básico de autores de cordel. In: CORDEL Atemporal. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html&gt>. Acesso em: 17 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s