Poetisa Arlene Holanda – Síntese biográfica

Arlene Holanda

A cearense Arlene Holanda é cordelista, arte-educadora, designer, historiadora, ilustradora e produtora cultural. Nasceu no Vale do Jaguaribe, precisamente na comunidade rural Córrego da Areia de Limoeiro no Norte, Ceará.

Com a obra Abismos, saudades e delícias (1995), principiou nas trilhas da literatura. Em 2006, publicou o primeiro livro infantojuvenil, intitulado O fantástico mundo do cordel, que recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Do convívio, na infância, com a fauna e flora sertaneja, a cultura local, apreciando duelos de repentes, infundiu suas produções poéticas, como por exemplo, Aves do Sertão que retrata os pássaros sertanejos: canário, currupião, anum, tetéu, sabiá, graúna, alma-de-gato, cabeça-de-fita, etc. publicada pela Fundação Demócrito Rocha (FDR). Rememorando aspectos da cultura, com a tradição oral, lendas litorâneas e do folclore, publicou Ciranda (2011). O bode, majestade do sertão nordestino, por sua resistência à seca e adequação à caatinga, é o personagem do seu livro Yoiô: o bode celebridade, personalidade famosa e pitoresca de Fortaleza, que chegou a ser candidato a vereador em consequência da irreverência do povo cearense, figura tão querida que depois de morto foi empalhado e está no Museu do Ceará. Também biografou um dos precursores do repente no sertão paraibano em Inácio: o cantador-rei da catingueira. Nesta recente publicação (2014), ela apresenta biografia romanceada de Inácio de Catingueira, menino escravo, que deixou sua história na boca do povo, como memória cultural coletiva, conectando tradições orais, eventos documentados e informações oficiais, trazendo traços da cultura de um povo renegado pelo racismo e pelo preconceito. Saco de Mentiras, paixão de verdade resgata conto da oralidade popular recolhido por Câmara Cascudo, O couro do piolho.

Transitando em diversos gêneros (poesia, cordel, conto, romance) e oferecendo múltiplas possibilidades de temas transversais, apresentamos parte de sua.

FONTES CONSULTADAS

ARLETE Holanda. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://edicoesdemocritorocha.com.br/autores/arlene-holanda/&gt;. Acesso em: 06 nov. 2014.

______. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.editora gaivota.com.br/autor/arlene-holanda/>. Acesso em: 06 nov. 2014.

______. Biografias de poetas. [S.l.]: Ed. Luzeiro, [20?]. Disponível em: <http://editoraluzeiro.com.br/content/1-biografias-de-poetas>. Acesso em: 06 nov. 2014.

______. [S.l.]: Fundação Demócrito Rocha, [20?]. Disponível em: <http://www.fdr.com.br/edr/autores/arlene-holanda>. Acesso em: 06 nov. 2014.

SACO de mentiras. Portal Fator Brasil. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_ noticia.php?not=113706>. Acesso em 06 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s