Poeta Francisco Paiva das Neves – Síntese biográfica

Francisco Paiva das Neves (01/12/1963)

O cearense Francisco Paiva das Neves é natural do município de Cedro, localizado no centro-sul do Ceará e nasceu no 1º dia do mês de dezembro do ano de 1963. Em 1978, adolescente, passou a residir na capital cearense, e aos 26 anos (1989) mudou-se para a maior cidade-dormitório do Ceará, Maracanaú, município da região metropolitana de Fortaleza.

Das vivências e experiências com diversas manifestações culturais populares, como reisado, aboio, embolada, repente, histórias de trancoso e leituras de romance de cordel, forjou seu saber artístico poético.

O último macho do mundo é o título do seu primeiro cordel (TUPYNANQUIM EDITORA, 2007).

 

“Minha deusa predileta
Rogo a vossa proteção
Pra começar a narrar
Um conto de assombração
Usando a nomenclatura
Da melhor literatura
Produzida na nação.
Relata essa ficção
Mistério bem conhecido
Na cidade de Jubá
Que jamais foi esquecido
Um caso de epidemia
Que até mesmo a Academia
Não deixou esclarecido”.

Em 1989 editou, em mimeógrafo, um folheto de poesia intitulado Asas do amanhecer, e em 1998 o livro de Poema descalço. No ano seguinte, publicou Cadente estrela e, em 2005,Retrato urbano; estes dois últimos são livros de poemas, ambos com ilustrações e prefácio de Audifax Rios. É de autoria de Francisco uma versão do clássico O príncipe e o mendigo, de Mark Twain, para a coleção Clássicos em Cordel (EDITORA NOVA ALEXANDRIA, 2011).

Paiva Neves, como é mais conhecido, é sócio-fundador da Sociedade dos Poetas de Maracanaú (SOPOEMA) e membro de Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE).

FONTES CONSULTADAS

FRANCISCO Paiva das Neves. Dicionário básico de autores de cordel. In: Cordel atemporal. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 12 nov. 2014.

NEVES, P. O último macho do mundo. Fortaleza: Tupynanquim, maio 2007. In: BIBLIOTECA Amadeu Amaral, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=Cordel&PagFis=80554>. Acesso em: 12 nov. 2014.

PAIVA DAS NEVES. In: O nordeste: enciclopédia nordeste. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Paiva+das+Neves>. Acesso em: 12 nov. 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s