Poeta Antônio Teodoro dos Santos – Síntese biográfica

Antônio Teodoro dos Santos (24/03/1916 – 23/10/1981)

Antônio Teodoro dos Santos teve o início e o fim da sua trajetória terrena acontecida em um dia especial, pois nasceu e morreu em uma sexta-feira, que no dito popular é assinalado como o melhor dia da semana, por ser o último dia de trabalho e véspera de muitas promessas, pois no fim de semana todos querem diversão. O imaginário se estendeu ao seu apelido, da experiência na aventura e a proeza na busca por substâncias minerais valiosas, quando jovem ao exercer a função de garimpeiro, o que deu origem à alcunha de Poeta Garimpeiro. Referência presente no cordel intitulado Antônio Teodoro dos Santos, o Poeta Garimpeiro de autoria do poeta das biografias, o norte-rio-grandense Marciano Medeiros, que assim homenageou Antônio Teodoro:

 Foi Antônio Teodoro
Dos Santos, nobre poeta,
Fazendo muitos folhetos,
Produziu obra seleta,
Que permanece atual,
Diversa, rica e completa.
Natural de Jaguarari
No belo Estado baiano,
Quando chegou dezesseis,
Nasceu naquele bom ano,
Para enfrentar desafios,
Conforme o divino plano.
Vendeu diversos folhetos,
Sendo um grande pioneiro,
Também quis ter profissão
Na arte de garimpeiro,
Andando em muitos lugares,
Do nosso chão brasileiro
[…].

A qualidade de explorador também foi um traço marcante desse poeta no espaço literário paulista, pois Antônio transpôs desafios e a ele devemos a abertura cordel em outros espaços. Desbravou São Paulo e em 1950 procurou a recém-fundada Editora Prelúdio onde publicou centenas de folhetos, dos quais Vida e tragédia do presidente Getúlio Vargas, que vendeu 280 mil exemplares em um mês chamando atenção dos pesquisadores Raymond Cantel e Orígenes Lessa.

Antônio nasceu no Centro-Norte baiano, no município de Jaguarari, aos 24 de março de 1916 e veio a falecer aos 65 anos, no dia 23 de outubro de 1981, na cidade fronteiriça à terra natal, na capital baiana do forró, Senhor do Bonfim.

A homenagem de Marciano Medeiros esclarece o progresso e declínio de Teodoro. Na fase áurea, também teve poema musicado por Tonico e Tinoco. No entanto, sua dependência do álcool o afastou da Editora Prelúdio, para onde tentou retornar em 1972, não sendo, pois, recebido pelo diretor Arlindo Pinto de Souza. Logo, seu poema Os gafanhotos do fim do mundo não foi avaliado. Sentindo-se humilhado, ficou depressivo e passou a beber cada vez mais.

Lágrimas de palhaço foi relançado em 2011, pela Editora Luzeiro:

  

Neste livro eu vou fazer
Rimas, oração e traço
Não quero que meu leitor
Na letra tenha embaraço
Saiba que agora vai ler
As “Lágrimas de um Palhaço”.
Nossa vida passo a passo
É submersa num véu
Quem triunfa dá um riso
Se julga quase no céu
Quem sofre tem alma presa
Como a caça no mundéu.
O mundo tem por um réu.
Um coitado sofredor.
Que às vezes é bom cristão
Justo pra Nosso Senhor,
Quando se diz: Coitadinho
Ele já sofreu a dor.
Eu como sou trovador
Quero contar o romance
De quem se viu desprezado
No mais grandioso lance
Quem tiver a mesma sorte
Não tem leito que o descanse.

  

FONTES CONSULTADAS

WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Antônio Teodoro dos Santos. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant% C3%B4nio_Teodoro_dos_Santos >. Acesso em: 05 nov. 2014.

ANTÔNIO Teodoro dos Santos: uma história para ser contada. In: AURÉLIO, M. Cordel Atemporal: dicionário básico de autores de cordel.  S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio. blogspot.com.br/2009/07/antonio-teodoro-dos-santos-uma-historia.html>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

EDITORA Luzeiro relança cordel de Antônio Teodoro dos Santos. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://varnecicordel. blogspot.com. br/2011/02/editora-luzeiro-relanca-cordel-de.html>. Acesso em: 05 nov. 2014.

MEDEIROS, M. Antônio Teodoro dos Santos, O Poeta Garimpeiro. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www. recantodasletras.com.br/cordel/4250455>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Um comentário sobre “Poeta Antônio Teodoro dos Santos – Síntese biográfica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s