Poeta José Maria do Nascimento – Síntese biográfica

José Maria do Nascimento

José Maria do Nascimento, também conhecido como Zé Maria de Fortaleza, é natural de Araçoiaba, Ceará. Aos 13 anos, ele veio para Fortaleza, onde iniciou sua carreira como violeiro, tornando-se conhecido pelo seu talento poético e sua maneira de cantar. Já representou o Ceará em diversos festivais realizados em vários estados do Brasil, destacando-se duas viagens que marcaram época em sua carreira: quando esteve no Rio Grande do Sul, por ocasião do 2º Congresso Nacional de Turismo, e quando esteve em Brasília, cantando para as maiores autoridades do país. Lançou, juntamente com Benoni Conrado, um dos primeiros discos de violeiros que se tem notícia no Brasil. Tem um livro inédito intitulado Fagulhas do Estro. Publicou vários folhetos de cordel, destacando-se Folclore também é cultura e Miscelânea de motes e glosas.

FONTES CONSULTADAS

ANDRADE, Solange Gusmão de. Nas trilhas do cordel baiano: conteúdos simbólicos e efeitos de sentidos. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Estudo de Linguagens, Salvador, 2012.

SILVA, Joseilton José de Araújo. A utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de geografia. 2012. 158f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Programa de Pós-graduação em Geografia, João Pessoa, 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s