Elias Alves de Carvalho (26/03/1918)
Elias Alves de Carvalho, poeta nascido em 26 de março de 1918 na cidade de Timbaúba, estado de Pernambuco. Nas criações de suas obras literárias, ele foi bastante entusiasta ao contar e encantar apresentando o seu Estado, o seu País. Considerado um artista de múltiplas facetas, além de poeta, era também sanfoneiro emérito, versejador e repentista, envolvendo-nos igualmente com a arte de cantar o repente.
Cantava coco de embolada, mas por problemas na voz foi obrigado a deixar suas canções, passando a dedicar-se aos folhetos, dentre os quais, os mais vendidos foram “O Brasil de Ponta a Ponta” e “Desafio de Mulher” em 1982 (CURRAN, 2014, p. 307).
Além de artista, era também enfermeiro, o que contribuiu diretamente para a criação de uma de suas obras: “O ABC do Corpo Humano – pequeno tratado da anatomia humana”. Conforme vemos em um de seus trechos a seguir:
ABC DO CORPO HUMANO
Pequeno Tratado de Anatomia Humana
Caro leitor, nesses versos
Farei uma descrição
Referente ao corpo humano,
Sobre aspectos e formação,
Cujo ser é semelhança
Do Autor da Criação
Quero descrever do mesmo
As partes mais conhecidas.
Falar das várias matérias
Que estão nele contidas.
E mostrar a estrutura
Sobre as partes divididas.
Em cabeça, tronco e membros
É o corpo dividido.
Na cabeça: crânio e face, um ponto bem conhecido.
O crânio tem oito ossos, pelos quais é construído.
Temos na frente o frontal,
Parietais e etmóide.
Atrás o occipital.
Temporais e esfenóides.
A ponta do temporal
Chama-se apófise mastóide.
(p.1)
[…]
A sua atividade como enfermeiro foi desenvolvida no Sanatório Alcides Carneiro, em Correias, na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, onde viveu a maior parte de sua vida.
Em sua trajetória poética, desenvolveu também o interesse por questões relacionadas ao cordel, externadas em títulos como “Casa de Cultura São Saruê”, direcionada ao espaço onde funciona a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, e “Memória de poetas inesquecíveis”. Em 1948, escreveu o romance “Farrapo do Destino” e só em 1978 publicou “O Congresso dos Poetas e os Atos de um Príncipe”, folheto sobre o 1º Congresso dos Poetas da Literatura de Cordel.
FONTES CONSULTADAS
CURRAN, M. J. Relembrando a velha literatura de cordel e a voz dos poetas. Estados Unidos: Trafford Publishing, 2014.
CARVALHO, E. A. ABC do corpo humano: pequeno tratado de anatomia humana. [S.l.: s.n], 1981.
ELIAS A. de Carvalho. In: Lápis e papel. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://cstalapisepapel.blogspot.com.br/ 2011/05/cordelistas.html>. Acesso em: 23 out. 2014.
ELIAS de Carvalho. In: Perfis biográficos. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/ janela_perfis.html>. Acesso em: 23 out. 2014.
Em que ano ele morreu ?
Esta informação não foi identificada ainda.
Grato pelo contato.
Att.
Equipe Memórias da Poesia Popular