Poeta Caetano Cosme da Silva – Síntese biográfica

Caetano Cosme da Silva (25/11/1927 –)

Nasceu no dia 25 de novembro de 1927, em Nazaré da Mata, Pernambuco, capital estadual dos Maracatus, que é mais que uma música e/ou dança folclórica pernambucana afro-brasileira, mas uma tradição transmitida de geração em geração, onde os “passos e as cores perpassam uma aculturação milenar da história da região” (WIKIPÉDIA, 2014).

Foi poeta e editor e exerceu a atividade de mangaieiro em Campina Grande, Paraíba, onde mantinha uma banca de raízes e ervas medicinal.

Nos perfis biográficos disponibilizados em sites, como da Editora Luzeiro, Casa de Rui Barbosa e Cordel Atemporal, localizamos a informação de que este pernambucano residiu em Paudalho, Pernambuco e Itabaiana, Sergipe, antes de se fixar na cidade que sedia o Maior São João do Mundo (Campina Grande) em 1976, porém Oliveira afirma que residiu na Itabaiana da Paraíba, onde “havia também duas outras tipografias, […] outra, destinada exclusivamente à produção de folhetos, que era de propriedade do cordelista Caetano Cosme da Silva, situada no alto da Rua Treze de Maio, a popular Rua do Carretel” (2008, p. 5). A Folheteria São Caetano foi fundada em 1966.

As histórias dramáticas de Caetano podem ser apreciadas nas suas histórias inventivas, como O assassino da honra ou a louca do jardim.

 

Vinde musa mensageira

Do reino de Eloim

Traz a pena de Apolo

E escreve aqui por mim

O Assassino da Honra

Ou a Louca do Jardim

Esta história é um exemplo

Pra qualquer mulher casada

Que respeita seu marido

E deseja ser honrada

Que para quem não tem honra

A honra não vale nada. […]

 

Sendo um dos cordéis mais reeditados junto com O pavão misterioso (1920) de autoria de José Camelo de Melo, O assassino da honra ou a louca do jardim foi a primeira adaptação de textos literários para o projeto A presa da serpente, realizado em São Paulo. O poeta passou a apresentar montagens de textos representativos de uma época e lugar (CORDEL chega …, 2011).

FONTES CONSULTADAS

CAETANO Cosme da Silva: biografias de poetas. [S.l.]: Ed. Luzeiro, [20?]. Disponível em: <http://www.editora luzeiro.com.br/content/1-biografias-de-poetas>. Acesso em: 06 nov. 2014.

CAETANO Cosme da Silva. In: HAURÉLIO, M. Cordel Atemporal: dicionário básico de autores de cordel. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot. com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 07 nov. 2014.

CAETANO Cosme da Silva: perfis biográficos. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/ cordel/ janela_perfis.html>. Acesso em: 06 nov. 2014.

CORDEL chega ao palco para estudantes. São Paulo: O Estadão, 2011. Disponível em: <http://cultura.estadao. com.br/noticias/geral,cordel-chega-ao-palco-para-os-estudantes,20010202p6786>. Acesso em: 07 nov. 2014.

WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Nazaré da Mata. In:  [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/ wiki/Nazar%C3%A9_da_Mata>. Acesso em: 07 nov. 2014.

OLIVEIRA, G. X. A feira de Itabaiana e o cordel. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 4., 2008, Vitória da Conquista. Anais… Vitória da Conquista, BA: [S.n.], 2008.

SILVA, C. C. O assassino da hora ou A louca do jardim. In: TATARITARITATÁ: literatura de cordel. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://blogdotataritaritata.blogspot.com. br/2008/08/literatura-de-cordel.html>. Acesso em: 07 nov. 2014.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s