Poeta João Martins de Athayde – Síntese biográfica

João Martins de Athayde (23/06/1880 – 07/08/1959)

Nasceu em Ingá de Bacamarte, Paraíba, em 23 de junho de 1880, e faleceu em Limoeiro, Pernambuco, no dia 07 de agosto de 1959. Corroborando com estas informações, Benjamin ([2004?]) e Gaspar (2009), observam que “João nasceu em Cachoeira de Cebolas, povoado de Ingá do Bacamarte, Paraíba, segundo ele próprio em 23 de junho de 1880. Devido à seca de 1898, migrou para Pernambuco, radicando-se no Recife. Faleceu em Limoeiro (PE), em 1959”.

Durante sua vida como poeta, instalado em Recife com gráfica própria, foi o maior editor de folhetos de seu tempo, entre 1920 e 1950. Editava também obras de outros poetas, compradas ou adquiridas por permuta.

João Martins de Athayde foi figura controvertida e chegou a ser elogiado por Mário de Andrade e por Tristão de Ataíde, recebendo até votos para Príncipe dos Poetas Brasileiros (quando da eleição de Guilherme de Almeida).

Foi acusado de comprar originais de dezenas de poetas populares e publicá-los sem mencionar os nomes dos autores, fato que tem ocasionado sérias dificuldades na identificação da autoria de histórias rimadas da literatura de cordel. No entanto, este fato não diminui a importância da sua obra, tampouco sua contribuição para a poesia popular no Brasil. Suas obras até hoje são reimpressas, quando seu estilo irônico e jornalístico se revela nos versos que faziam crítica aos costumes modernos.

FONTES DE CONSULTADAS

BENJAMIN, R. João Martins de Ataíde. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, [2004?]. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/JoaoMartins/joaoMartinsdeAtaide_biografia.html#>.

CORDEL atemporal. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>.

GASPAR, L. João Martins de Athayde. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2009. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=375&Itemid=189>.

MEMÓRIAS do Cordel. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://www.memoriasdocordel.com.br/2013/04/grandes-nomes-do-cordel-2-joao-martins.html>. 

WIKIPÉDIA. João Martins de Athayde. [S.l.: s.n.: 20?]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Martins_de_Athayde>

5 comentários sobre “Poeta João Martins de Athayde – Síntese biográfica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s