Fábio Sombra (1965)
O poeta, cordelista, repentista, violeiro, músico, ilustrador e pesquisador de cultura popular, Fábio Sombra, nasceu no Rio de Janeiro em 1965 e assim se apresenta em seu blog: “Eu adoro escrever, pintar, desenhar, tocar viola e contar histórias. Gostaria que o dia tivesse umas 36 horas só para dar tempo de fazer todas essas coisas ao mesmo tempo…rs.”
Sombra é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e ocupa a cadeira 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.
Em suas obras infantojuvenis, aborda temas da cultura popular, tais como as folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola. Seus livros A lenda do violeiro invejoso (2005) e Vladimir e o navio voador (2014) foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), com os selos de Altamente recomendável para o jovem. Seu primeiro romance foi intitulado A lenda do violeiro invejoso (ROCCO, 2005) e o primeiro CD foi Manheceu (KUARUP, 2007), onde apresentou suas composições em ritmos tradicionais: catiras, cirandas, batuques, pagodes e modas de viola.
Conheceu a vida da roça na infância, quando passava férias na fazenda de uma tia-avó no interior de Minas Gerais, local onde saboreou famosas histórias e causos contados à noite, ao pé de um fogão de lenha. Certamente este foi um dos principais temperos para os causos do Sombra.
Seduzido pela literatura infantojuvenil a partir de um convite para ilustrar a adaptação, de Patativa do Assaré, de Aladim e a lâmpada maravilhosa. Das recordações de infância, das várias disputas de violeiros assistidas, nascem suas histórias, muitas publicadas e premiadas.
FONTES CONSULTADAS
WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Fábio Sombra. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A 1bio_Sombra>. Acesso em: 12 nov. 2014.
______. Blog do Fábio Sombra. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://www.violeiro.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 nov. 2014.
SOMBRA, F. Apresentamos Fábio Sombra. In: Escrevendo com escritor 2013. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://escrevendocomescritor.blogspot.com.br/2008/08/apresentamos-fbio-sombra.html>. Acesso em: 12 nov. 2014.
______. Dicionário básico de autores de cordel. In: Cordel atemporal. [S.l.: s.n., 20?]. Disponível em: <http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2011/06/dicionario-basico-de-autores-de-cordel.html>. Acesso em: 12 nov. 2014.
Isso é uma biografia não muito especifica
Olá Ester,
O Objetivo é ser uma fonte de informação referencial, fazendo o pesquisador e/ou cordelista ter este espaço como um ponto de partida para novas investigações. É em virtude disso que é feito o uso do termo “síntese biográfica”.
Ficamos grat@s pelo seu comentário.
pela Equipe Memórias da Poesia Popular
PPGCI/UFPB