Poeta José Edivaldo Lopes – Síntese biográfica

José Edivaldo Lopes, em arte Cacá Lopes, nasceu no sertão de Pernambuco na zona rural da cidade de Araripina, em 24/08/1962. É filho de Elpídio Lopes Frazão e Maria Rodrigues das Dores. Cantor, compositor, cordelista e instrumentista ímpar, poeta e pai de família. Passou sua infância e parte da adolescência no sopé da Chapada do Araripe, região encantada que deu à humanidade Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, referenciais sempre presentes na arte de Cacá.

Afinou os ouvidos e o coração ainda no útero materno, ouvindo o som dos berimbaus que Mestre Elpídio, seu pai, confeccionava.

Cacá Lopes cresceu comendo beijus e tapiocas, regados à garapa de rapadura nas casas de farinha Araripeanas. Em meios aos causos e histórias de trancoso do Coroné Ludrugero, aos cocos moleques de Jackson do Pandeiro, à alegria matuta do Trio Nordestino e a sanfona mágica do “Velho Lua”, Cacá Lopes foi construindo sua trajetória única e exemplar. É sinônimo de quem superou os desafios da vida com suor e inspiração. Sua arte ressoa e conquista cada dia mais espaço no concorrido cenário musical brasileiro.

Carrega em seu patuá a bravura e a doçura do povo do Nordeste. É pão e rosas; É sol ardente e luar nos sertões paulistanos. Em suas apresentações faz questão de misturar a música e o cordel, mostrando para seu público um pouco da nossa rica cultura inserida na poesia popular e no forró pé de serra.

Descrição: https://i2.wp.com/afnewss.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Chica-Flor-m%C3%AAs-de-Junho-anigif.gif?resize=300%2C166&ssl=1Radicado em São Paulo desde 1984, e com 30 anos de estrada comemorados em 2014, o Pernambucano Cacá Lopes que iniciou sua trajetória artística na Rádio Grande Serra AM em sua terra natal Araripina, quando lançou seu 1º disco, mantém uma carreira consolidada como cantor e possui um diferencial em suas apresentações, como apresenta uma paralisia no braço esquerdo, desenvolveu uma técnica peculiar e inédita de tocar violão, colocando-o no colo e teclando como se fosse um piano e com maestria mostra muita superação.

É um dos fundadores do movimento Caravana do Cordel e do Sarau Bodega do Brasil, que há 8 anos desenvolvem ações culturais na região central de São Paulo.

Lançou em 2016 o CD Cordel Cantado, pela Gravadora Cacimba Discos, e um DVD coletivo O Cantos Gerais, gravado ao vivo no Teatro Clara Nunes em Diadema – SP, em parceria com os artistas: Josué Campos, Carlos Mahlungo, Costa Senna e Tiago Stocco.

Como cordelista, é autor de vários folhetos de cordéis entre eles: Hino Nacional Brasileiro em Cordel, A Invasão do Estrangeirismo, Cordel do Trava Língua, Provérbios Engraçados e dos livros: Cinderela em Cordel, adaptação da clássica obra de Charles Perrault, Ed. Claridade, e Vida e Obra de Gonzagão em Cordel, Ensinamento Editora.

Cacá é diverso e atinge corações, a mídia sabe disso e comprovou nos diversos programas de televisão pelos quais já passou. Em cada show mais certezas, tocando para crianças e idosos, ricos e pobres, alunos e professores, Cacá emociona. Teve recentemente alguns projetos premiados entre eles o Proart da Secretaria de Educação de São Paulo quando percorreu em 2013 e 2014, vinte e duas unidades dos CEUs da Cidade, algumas cidades do interior Paulista e palcos da Virada Cultural.

Percorre escolas e universidades há 18 anos com o espetáculoMúsica e Cordel nas Escolas, assistido por milhares de alunos e educadores da rede pública municipal e estadual de São Paulo.

Fonte: https://afnewss.com.br/cultura-o-poeta-e-cantor-caca-lopes-vai-lancar-o-livro-araripina-em-cordel/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s