Teodoro Ferraz da Câmara foi poeta popular, cantador de viola e ferreiro. Nasceu no agreste potiguar, Sítio Condessa de Velho Monte, em São Paulo do Potengi (RN). Filho do casal Leandro Anselmo de Medeiros e Luzia Dionísio, nasceu no dia 11 de setembro de 1904 e faleceu em Parnamirim (RN) no dia 21 de fevereiro de 1959 (TEODORO…, 2008).
Gutemberg Costa, autor do Dicionário Biobibliográfico de Poetas Cordelistas do RN, assegura que o violeiro tinha alcunha de Teodoro Dionísio de Medeiros, de acordo com o Caderno de Biografias de Violeiros de Zé Milanês (TEODORO…, 2008).
Como ferreiro, particularizou-se em restauração e confecção de armas de fogo, sendo qualificado como “médico das armas” por sua capacidade. Como cordelista, usou a virtude feminina como munição para seus romances, como o intitulado: História de Rosa Milão (TEODORO…, 2008).
História de Rosa Milão Num alfarrábio francês foi esta lenda encontrada o caso foi doloroso a cena foi complicada do falso duma madrasta e o sofrer duma enteada Numa cidade da Itália denominada Milão residia um alfaiate chamado Paulo Bairão casado segunda vez com uma fera dragão Alvira era seu nome mulher perversa e malvada nunca concebeu um filho enquanto viveu casada mas casou com esse velho encontrou uma enteada Chamava-se ela Rosa uma moça sem maldade tinha um irmão Américo com vinte anos de idade viviam esses dois manos na mais perfeita amizade Alvina a madrasta deles era igual um dragão falsa, cruel e assassina colérica como leão fingida como serpente um ente sem coração Quer por sua casa Rosa andou nos braços da morte teve prisão, sofreu muito casou, mas não teve sorte foi degredada nos montes onde sua dor foi forte Rosa como já dissera vivia com seu irmão num paraíso de amores num berço de união honestos como dois anis num grêmio de perfeição Alvina a cruel madrasta cheia de tanto rancor por ver tão fina amizade ir aumentando o calor dizia sempre: eu acabo com esta força de amor [...]
FONTES CONSULTADAS
TEODORO Ferraz da Câmara. In: SILVA, Gonçalo Ferreira da (Org.). 100 cordéis históricos segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Mossoró: Queima-bucha, 2008. p. 271-277.
CÂMARA, Teodoro Ferraz da. Martírios de Rosa de Milão. Juazeiro do Norte: José Bernardo da Silva, [s.d.]. In: In: Cordelteca. Disponível em: <http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=cordel&pagfis=15163>. Acesso em: 14 set. 2017.