Cordelista que adotou a Terra dos Heróis do Jenipapo, por ter ido residir em Campo Maior (PI) com apenas dois anos. Antonia Pessoa Magalhães é castelense, pois nasceu em Castelo do Piauí no dia 15 de junho de 1963 (CUNHA, 2015; MAGALHÃES, 2014; PESSOA, [2006?]).
A poetisa publicou seu primeiro livro em 1986: Coisas da Vida. Toinha Pessoa participou da Antologia Literária Internacional Del’ Secchi (2004), Geração Campo Maior e Antologia de Escritoras Piauienses: século XIX à contemporaneidade (2009) (CUNHA, 2015; MAGALHÃES, 2014; PESSOA, [2006?]).
Poetisa, cordelista, professora de Português, a múltipla Toinha Pessoa é filha de Horácio Ludgero Pessoa e Sofia Rosa Pessoa. Casada com Pedro Gomes Magalhães Neto, tem três filhos – Denise Pessoa Magalhães, Daniel Igo Pessoa Magalhães, Davi Antônio Pessoa Magalhães – e três netos (CUNHA, 2015; MAGALHÃES, 2014; PESSOA, [2006?]).
Ocupante da cadeira 15 da Academia Campomaiorense de Artes e Letras (ACALE), a cordelista, professora de Português da rede estadual de ensino do Piauí, publicou com seus alunos dois livros: Descobrindo Poesias e Pequenos Poetas (CUNHA, 2015; MAGALHÃES, 2014; PESSOA, [2006?]).
Cunha (2015) apresenta os comentários sobre o primeiro livro de Toinha, os quais se coadunam com a autodefinição da cordelista em seu perfil do Recanto das Letras, onde afirma que escreve para externar sentimentos (PESSOA, [2006?]). Sentimento que aflora em sua produção literária, a exemplo do cordel a seguir.
Campo Maior
Prestem muita atenção Ao que agora vou contar Pois o momento é de festa E quero homenagear Minha terra tão querida Dela agora vou falar Campo Maior, hospitaleira Terra de Grande Beleza Andando em teus verdes campos Sentimos a natureza Entre teus carnaubais Descobrimos a pureza Nossa terra tem de tudo Basta olhar com atenção É um berço de heróis Sua história, uma emoção Aqui aprendemos com a vida E vivemos com o coração Nestes teus carnaubais Mostrando tua beleza As folhas em leque, soprando És nossa grande riqueza Tudo em ti é valioso Disso nós temos certeza Açude grande vejam só Que beleza prá olhar A serra vista de longe Parece ao céu se juntar Se é bonita a paisagem Mais bonito é o lugar 13 de março para nós Tem um imenso valor Pois nosso povo com coragem O seu sangue derramou Mostrando a todo o país Como é grande o nosso amor O festejo de Santo Antonio É tradição popular São muitos os visitantes Que vêm aqui passear Aproveitando a grande festa Pros amigos encontrar Nos museus, quantas relíquias Precisamos conhecer Pois é bela nossa história O Brasil deve saber Que neste berço de heróis O povo quer aprender Escritores e poetas Incentivam a leitura Pois falam de nossa terra Mostrando sua cultura No campo da educação Nós também temos fartura Escolas de qualidade Investimento no futuro Acreditando no aluno Pois sabem que é seguro Nossos filhos são destaque E para nós é grande orgulho Sabemos que educação É algo de grande valor Aqui se forma pedagogo Economista e professor Biólogo e enfermeiro Jornalista e doutor Todos com um mesmo ideal Lutar para vencer E nossa Campo Maior Um dia poder crescer E juntos, em oração Ao senhor agradecer De nossa Campo Maior Muito mais tenho a dizer Mas aproveito o momento Para falar a você Que é campomaiorense E aqui vive por prazer Cuide bem de nossa terra Viva nela com amor Veja em cada habitante Seu verdadeiro valor E seremos uma só família Vivendo num só calor Agradeço a você Que parou para escutar Que é filho desta terra E soube nos valorizar Hoje digo com orgulho, Campo Maior Para sempre vou te amar!!! (PESSOA, 2014)
FONTES CONSULTADAS
CUNHA, Ana Maria. Palavras cadenciadas. [S.l. : s.n.]. In: Campo Maior em Foco. 24 set. 2015. Disponível em: <http://www.campomaioremfoco.com.br/ver_coluna/120/PALAVRAS-CADENCIADAS>. Acesso em: 18 ago. 2017.
MAGALHÃES, Antonia Pessoa. O caso das alianças. [S.l. : s.n.]. In: Blog do professor Jorge Câmara. 12 fev. 2014. Disponível em: <http://blogdoprofessorjorgecamara.blogspot.com.br/2014/02/antonia-pessoa-o-caso-das-aliancas.html>. Acesso em: 18 ago. 2017.
PESSOA, Toinha. Campo Maior. [S.l. : s.n.]. In: Recanto das letras. 28 ago. 2014. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cordel/4940153>. Acesso em: 18 ago. 2017.
PESSOA, Toinha. Perfil. [S.l. : s.n.]. In. Recanto das letras. [2006?] Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/autores/apm>. Acesso em 10 ago. 2017.