Poeta Salvino Severino Barbosa Rodrigues – Síntese biográfica

Severino Barbosa Rodrigues, conhecido como Biu Salvino, foi influenciado não só por familiares, como o pai poeta, Luís Salvino de Santana, e o tio Biu Ribeiro, como pelas cantorias de gênios do repente, como Deniz Viturino, Edivaldo Zuzu, João Quindingui, Manoel Xudú, Zé Galdino e Zé Ricardo (RIBEIRO, 2013).

O filho de Dona Inácia Francisca Barbosa nasceu na microrregião de Itabaiana no estado da Paraíba, precisamente em Salgado de São Félix, no dia 25 de janeiro de 1963 (RIBEIRO, 2013).

Ao sair da infância, foi presenteado pelo tio poeta com uma viola, pois já acompanhava cantorias e, aos 15 anos, fez sua primeira cantoria ao lado do pai (RIBEIRO, 2013). Até os 17 anos de idade, realizou cantorias em fazendas, sítios, engenhos e escolas, em parceria com poetas profissionais, deixando o sítio onde nasceu (1980) seguindo rumo ao estado de Pernambuco, onde fez dupla com Zé Galdino realizando programa na Rádio Planalto de Carpina no mesmo Estado. Biu Salvino realizou outros programas, em rádio pernambucana, a Rádio Princesa Serrana de Timbaúba, e nas paraibanas Rádio Arapuã e Rádio Tabajara. Esse artista popular, casado com Maria José de Araújo Rodrigues e pai de dois filhos, além dos cordéis, gravou CDs e DVDs (RIBEIRO, 2013).

Ainda segundo Ribeiro (2013), o poeta participou de festivais de violeiros e conquistou prêmios de classificação com literatura de cordel.

Em 4 de agosto de 2013, no Circo das Neves, instalado na Praça Dom Adauto, na Festa das Neves, padroeira de João Pessoa, Biu Salvino apresentou-se com o repentista Otacílio Soares, conforme publicação do blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, onde também lemos elogio à performance do poeta popular.

Biu Salvino é um artista de Itabaiana cuja atuação é das mais destacadas no cenário da poesia popular. Seu nome consta no livro “Artistas de Itabaiana”, que será lançado em breve, de autoria de Fábio Mozart, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos da Secretaria Estadual de Cultura. (POETA … 2013, grifo nosso)

Em 24 de janeiro de 2015, Biu Salvino esteve presente na solenidade de posse dos poetas cordelistas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, realizando cantoria com Heleno Alexandre, nas modalidades quadra, sextilha, e mourão voltado (POETAS …, 2015). Lopes (2015), no seu blog Cantigas e Cantos, apresenta a poesia Um Menino Dormindo na Calçada e um Cachorro Servindo de Vigia. Malta (2015), no JORNAL da Besta Fubana, também apresenta esse mote glosado por Biu Salvino:

Madrugada de erro e precipício
De assaltos de tráficos e escândalos
Praça pública quebrada pelos vândalos
Onde o mundo do crime tem início
Das badernas do baixo meretrício
Onde o povo de Deus se distância
Pelo laço da corda da orgia
Se avista a moral sendo enforcada
Um menino dormindo na calçada
E um cachorro servindo de vigia.
 
Um menino que passa a vida sua
Sem ter lar, sem escola e sem perfume
Uma vítima que o mundo não assume
Que no mundo das drogas continua
Por não ter um amparo vai pra rua
Mal vestido com fome mão vazia
Pai inútil cruel e mãe vadia
Que só fez por no mundo e não deu nada
Um menino dormindo na calçada
E um cachorro servindo de vigia.

FONTES CONSULTADAS

ARTISTAS de Itabaiana: Biu Salvino. In: PONTO de cultura cantiga de ninar. [S.l.: s.n.], [2013]. Disponível em:<https://pccn.wordpress.com/2013/11/06/artistas-de-itabaiana-biu-salvino/&gt;. Acesso em: 27 fev. 2017.

LOPES, Gilberto. Para que vim. In: _____. Blog Cantigas e cantos. [S.l.: s.n.], [2015]. Disponível em: <http://cantigasecantos.blogspot.com.br/2015/02/poesia-um-menino-dormindo-na-calcada-e.html&gt;. Acesso em: 28 fev. 2017.

MALTA, Pedro Fernando. Grandes motes, grandes glosas. In: JORNAL da besta fubana: uma gazeta da bixiga lixa. [S.l.: s.n.], 23 jan. 2015. Disponível em: <http://www.luizberto.com/repentes-motes-e-glosas/grandes-motes-grandes-glosas-30&gt;. Acesso em: 28 fev. 2017.

POETA de Itabaiana participa da festa das Neves em João Pessoa. [S.l.: s.n.], 5 ago. 2013. In: PONTO de cultura cantiga de ninar. Disponível em:<https://pccn.wordpress.com/2013/08/05/poeta-de-itabaiana-participa-da-festa-das-neves-em-joao-pessoa/&gt;. Acesso em: 27 fev. 2017.

POETAS fundam academia de cordel em Itabaiana. Tribuna do Vale, [S.l.], 25 jan. 2015. Disponível: <http://tribunadovaleonline.blogspot.com.br/2015/01/poetas-fundam-academia-de-cordel-em.html&gt;. Acesso em: 28 fev. 2017.

RIBEIRO, Ranys. Conheça agora a História de Biu Salvino uns dos maiores poeta da região do Vale do Paraíba [S.l.: s.n.],20 nov. 2013. In: BLOG click conexão. Disponível em: <http://www.blogclickconexao.com.br/2013/11/conheca-agora-historia-de-biu-salvino.html&gt;. Acesso em 25 fev. 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s