Poeta Silas Silva Da Paraíba – Síntese biográfica

Silas Silva Da Paraíba: poeta, escritor, ilustrador, oficineiro, xilógrafo, compositor, Ator e Desenhista. Nasceu no dia 05 de dezembro de 1962, na cidade de Campina Grande – PB. Sinônimo de cultura, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito concedido pela Academia Paraibana de Literatura de Cordel por seus trabalhos prestados à cultura popular. Foi Coordenador do Projeto Cordel Campinense da Fundação de Cultura e Secretaria de Educação da cidade de Campina Grande. Em 2013 dividiu o palco do Mini Teatro Paulo Pontes, com o cantor Chico César, onde juntos fizeram a abertura do evento Agosto da Igualdade. Em diversas escolas da cidade, o poeta profere palestras e ministra oficinas de literatura de cordel e xilogravura.

Ao rabiscar seus primeiros versos, Silas Silva começou a imprimir, definitivamente, a sua marca no cenário da poesia cordelística. Esta marca, carimbada por este poeta nas páginas responsáveis por contar a história da cultura popular, já serviu de referência em vários e importantes momentos de expressões culturais e populares.

Seja em praça pública ou nas salas de uma escola, ensinando sua arte, este poeta permanece sempre desenfadado para disseminar as muitas raízes e riquezas poéticas da cultura popular do Nordeste.

Silas Silva foi descoberto pela imprensa nacional quando participou do primeiro São João do Nordeste realizado na cidade de São Paulo – SP, no ano de 2004. Autor do cordel “A peleja de Zé Ramalho com Raul Seixas” o qual foi disponibilizado pelo cantor Zé Ramalho, em seu site oficial. Escreveu o livro: preludio universo do verso, em parceria com Rochelle Melo Pereira, o qual faz parte do acervo bibliotecário da universidade de Traz os Montes e Alto douro em Portugal.

Fonte: Poeta Silas Silva Da Paraíba

Deixe um comentário