Francisca Maria Cardoso de Oliveira, conhecida pelo apelido de Mana, nasceu e reside no Sítio Romualdo no Município do Crato, Ceará. Formada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia do Crato. É reconhecida por sua literatura que a levou a galgar a imortalidade literária ao tornar-se Membro da Academia dos Cordelistas do Crato, onde ocupa a cadeira nº 11, que tem como patrono professor José Esmeraldo da Silva.
Em sua literatura popular, discorre sobre sua cidade natal, além de remeter-se à memória de outros poetas, a exemplo dos versos:
O Crato está relatado No livro de Valdemar Que pesquisando bastante Tem muito pra nos mostrar Duzentos e vinte anos De uma fase embrionária Que evoluiu e hoje É quase tricentenária Você de cabelos brancos Vai recordar com certeza E para a gente mais jovem Esse livro é uma beleza! Contém histórias e fatos De um tempo que longe vai Mas, pra muitos, foi agora Do pensamento não sai.
FONTE CONSULTADA
FRANCISCA MARIA CARDOSO DE OLIVEIRA (MANA). Disponível em: <http://cordeldesaia.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-autoras-na-cordelteca-memoria.html>. Acesso em 20 de agos. 2017.