Poeta Adrelino da Silva – Síntese biográfica

Andrelino da Silva, mais conhecido como Lino Sapo, é filho de José Anderson da Silva e Damiana Lúcia da Silva. Nasceu em Riachuelo no estado do Rio Grande do Norte, no sexto dia do primeiro mês do ano de 1981. Casado com Larissa Melo, escreveu o primeiro cordel em 2008, produção intitulada Melhor um Roçado do que Casar com Mulher Feia (FORMULÁRIO, 2016).

O poeta aponta como fontes inspiradoras a vida e a sua região. Poeticamente, autobiografa-se em Lino por Lino: o poeta em poesia (SAPO, 2016).

Desculpe-me meu povo

esse jeito de eu falar

Sou matuto do sertão

Num sei me apronunciar

Perdoem a simplicidade

A vida de humildade

Que vou agora apresentar

Nasci na Cachoeira do Sapo

La nas brenhas do sertão

Num grupo abandonado

A qual tenho gratidão

Por abrigar minha família

Retirantes durante o dia

Em busca de teto e pão

Lá o meu primeiro lar

Após longa caminhada

Uma família formada

Nas ruínas da morada

Pai, mãe e minha irmã

Eu nasci quase manhã

Sob o canto da passarada

Era uma terrinha nova

Abraçando os retirantes

Que há tempo buscava

Um lar aconchegante

Essa sem porta e janela

Sem tranca nem tramela

Já nos servia bastante

[…]

FONTES CONSULTADAS

SILVA, Andrelino da. Formulário respondido online no blog Memórias da Poesia Popular em 20/06/2016. Disponível em: <https://memoriasdapoesiapopular.com.br/>.

SAPO, Lino. Cordel da felicidade. In: RECANTO das letras. [S.l. : s.n.], 28 nov. 2013. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/cordel/4591045&gt;. Acesso em: 15 maio 2017.

Deixe um comentário