A cordelista Maria Alda Oliveira, autora do livro Ao Sanfoneiro Dominguinhos, lançado no XV Festival de Violeiros do SESC Iguatu (2013), com o apoio do projeto SESC-Cordel, na solenidade de lançamento, declamou:
Esta semente brotada do sertão de Garanhuns como ele, mais alguns filhos desta Pátria Amada uma joia garimpada logo ao amanhecer da vida, soube escolher o que não havia enganos bem pequeno aos doze anos cantou, tocou pra valer. (ALDA …, 2013)
Natural de Iguatu (CE), Maria Alda possui o título de embaixatriz do Parque Cultural Rei do Baião, memorial do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, localizado em São João do Rio do Peixe (PB). O Parque é destinado a encontros de fãs e intérpretes do Rei do Baião, onde ocorre, anualmente, o Festival de Músicas Gonzaguianas. No espaço também ocorre o Concurso de Poesia em Homenagem ao Gonzagão (CONPOZAGÃO) que já teve a cordelista Alda como participante (ARAÚJO, 2017; CARDOSO, 2013; ENTREVISTA …, 2013).
Em entrevista ao Caldeirão Político (2013), Alda Oliveira explicou o que Luiz Gonzaga significa para ela: “[…] os repentistas, as nossas riquezas, a seca, a estrada do retirante, além da voz de protesto denunciando as injustiças e o abandono do Nordeste. […]” (ENTREVISTA…, 2013).
FONTES CONSULTADAS
ALDA homenageia Dominguinhos. [S.l.: s.n]. In: Caldeirão político: 38 anos. 14 nov. 2013. Disponível em: <http://www.caldeiraodochico.com.br/alda-homenageia-dominguinhos/>. Acesso em: 07 set. 2017.
ARAÚJO, Egnaldo Peixoto de. Um parque para o rei [S.l. : s.n.]. In: Parque Cultural O Rei do Baião: o espaço dos gonzaguianos. 9 mar. 2017. Disponível em: <http://gonzagaodobrasil.blogspot.com.br/?m=0>. Acesso em: 7 set. 2017.
CARDOSO, Francisco Alves. Chora sanfona! [S.l. : s.n.]. In: Caldeirão político: 38 anos. 24 jul. 2013. Disponível em: <http://www.caldeiraodochico.com.br/chora-sanfona/>. Acesso em: 7 set. 2017.
ENTREVISTA sobre vida e obra de Luiz Gonzaga com a escritora e cordelista Maria Alda Oliveira, da cidade de Iguatu, Estado do Ceará. [S.l. : s.n.]. In: Caldeirão político: 38 anos. 12 jul. 2013. Disponível em: <http://www.caldeiraodochico.com.br/entrevista-sobre-vida-e-obra-de-luiz-gonzaga/>. Acesso em: 7 set. 2017.